Urgente: Brasil emite alerta sobre 1º caso de fungo fatal

Urgente: Brasil emite alerta sobre 1º caso de fungo fatal

Por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi feito um alerta para todo o território nacional, na segunda-feira (07/12), sobre a investigação em curso do possível primeiro caso positivo no Brasil de Candida auris (C. auris), um fungo resistente a medicamentos, responsável por infecções hospitalares, considerado um dos mais temidos do mundo.

Segundo o comunicado da Anvisa, o fungo foi identificado em "amostra de ponta de cateter de um paciente internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) adulto em um hospital do Estado da Bahia". Por isso, o material coletado foi submetido à análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) Prof. Gonçalo Moniz, em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A Agência explica ainda que a amostra ainda passará por "análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência)" e "sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro)", pois, após esses procedimentos poderá haver uma confirmação oficial sobre o caso.

Entretanto, em meio à suspeita, a Agência reguladora recomendou o reforço da vigilância laboratorial em relação ao fungo em todos os serviços de saúde em território nacional, além de outras medidas de controle e prevenção que possam evitar um potencial surto.

“Para acompanhar o caso e para prevenir a disseminação de C. auris no País foi organizada uma força-tarefa nacional composta por representantes da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa-BA), da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH-BA), do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, além de representantes do Ministério da Saúde (MS), do Lacen-BA, de laboratórios da rede nacional para identificação de C. auris e da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES) da Anvisa”, explica o comunicado do órgão sanitário.

E completa: “A Agência está trabalhando na revisão do Comunicado de Risco para contemplar a nova situação epidemiológica do País, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis. Recomendamos que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações previstas nesses documentos (veja aqui), para que ações de prevenção e controle da disseminação desse fungo sejam adotadas de forma oportuna e segura”, orienta a Anvisa.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

O fungo

Segundo a Anvisa, o “C. auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado, pela primeira vez, como causador de doença em humanos em 2009, no Japão”.

A Agência destaca ainda que “algumas cepas de C. auris são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos (polienos, azóis e equinocandinas) e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos, uma vez que pode ser facilmente confundida com outras espécies de leveduras, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisia”.

Um detalhe preocupante em relação ao C. auris está relacionado à sua resistência, pois, ele pode sobreviver em superfícies por longos períodos. Além disso, não é possível eliminá-lo usando detergentes e desinfetantes mais comuns. Ao ser confirmado um surto, a desinfecção só é possível por meio de produtos químicos de limpeza adequados, que são utilizados em hospitais, segundo o G1.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS