Um novo spray nasal (foto ilustrativa: Freepik) contra o coronavírus (Covid-19) está chegando. Dessa vez, o produto foi desenvolvido pela companhia farmacêutica suíça Auris Medical. Ainda em fase de testes, a fórmula promete uma redução de carga viral em mais de 99%.
Para conseguir chegar a essa conclusão, a companhia farmacêutica reconstituiu células do nariz humano em laboratório e descobriu que o spray protege contra eventuais infecções do coronavírus antes da inoculação do vírus. Em alguns casos, em que as pessoas foram infectadas, passados dois dias, o composto conseguiu reduzir em 90% a carga viral da Covid-19. Já em três dias, essa porcentagem aumentou para 99,2%, segundo informação divulgada pela revista Exame.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Em comunicado à imprensa, a Auris destacou que o spray, batizado de AM-301, irá proteger as pessoas criando uma espécie de camada em gel na mucosa nasal, prevenindo o contato do vírus ou de outros patógenos e alérgenos com as células humanas, prendendo essas partículas e facilitando a remoção.
"Com nossa fórmula em spray, desenvolvida recentemente, temos evidências diretas de que o AM-301 tem o potencial de reduzir significativamente o risco de infecção das células da mucosa nasal", disse o CEO da Auris Medical, Thomas Meyer, de acordo com matéria publicada no portal Markets Insider.
Produto no mercado
Ainda de acordo com o comunicado da Auris Medical, a expectativa é de que o spray esteja disponível no mercado em 2021, pois, ele ainda está em fase de testes para, posteriormente, ser submetido à aprovação de Agências reguladoras de todo o mundo.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.