Medicamento pode reduzir em 71% mortes por Covid-19, revela estudo

Medicamento pode reduzir em 71% mortes por Covid-19, revela estudo

Uma nova esperança no tratamento de idosos com o novo coronavírus (Covid-19) acaba de surgir. Cientistas ligados ao Instituto Karolinska, na Suécia, observaram que o uso diário do baricitinibe (marca comercial Olumiant), utilizado para a terapia da artrite reumatoide, foi capaz de reduzir em até 71% os óbitos de pacientes internados com a infecção provocada pelo vírus. A informação foi divulgada por meio de um estudo publicado na sexta-feira (13/11), na revista Science Advances.

A análise observou a resposta ao uso do baricitinibe no tratamento padrão de 83 pacientes, com idade média de 81 anos, hospitalizados em unidades de saúde na Itália e na Espanha, com pneumonia provocada pelo novo vírus. Além disso, os pesquisadores também administraram um placebo em outro grupo de controle com a intenção de comparar os resultados.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o autor e líder do estudo, o professor Volker Lauschke, o fármaco conseguiu bloquear a replicação do vírus e foi capaz de ajudar na redução da inflamação desde os primeiros dias de terapia, diminuindo o número de óbitos entre os pacientes que receberam o produto em até dois terços.

Nesse sentido, Lauschke ainda destaca um outro diferencial em relação ao estudo: “Esses resultados são especialmente encorajadores, visto que o estudo incluiu um grande número de pacientes idosos, que é um grupo que é frequentemente excluído em outros estudos”, disse ele, segundo o jornal Metrópole.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Outros estudos

Em fevereiro de 2020, a empresa britânica de inteligência artificial e de investigação médica BenevolentAI já havia analisado o medicamento com o objetivo de entender se a droga poderia ajudar no combate à Covid-19.

No entanto, esse estudo publicado no periódico Science Advances descreve os resultados positivos mais recentes manifestados em pacientes internados em estado grave em decorrência da infecção.

Vale reforçar que, apesar das expectativas promissoras, mais pesquisas precisam ser realizadas para comprovar, de fato, a eficácia da substância no tratamento da Covid-19.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia Clínica, Análises Clínicas, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS