O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou ontem (25/10) que o Instituto Venezuelano de Pesquisa Científica (IVIC) conseguiu desenvolver um novo medicamento capaz de “aniquilar completamente” o novo coronavírus (Covid-19). Segundo o líder daquele país, o fármaco tem como base a molécula DR10.
“Hoje posso dizer oficialmente que esta molécula [DR10] foi testada para a Covid-19 e todas as investigações foram feitas […] este estudo durou seis meses, resultando na aniquilação de 100% do vírus que causa a Covid-19. Quero dizer que a Venezuela obteve um medicamento que cancela 100% o coronavírus”, afirmou ele, segundo matéria publicada na revista Fórum.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Vale ressaltar que a molécula DR10, base para o possível fármaco, já é utilizada no tratamento de doenças como a hepatite C, o papilomavírus humano e o ebola. De acordo com Maduro, as análises certificaram que o medicamento é 100% seguro e não causa efeitos colaterais.
Próximos passos
O presidente venezuelano ainda destacou que já iniciou o processo de certificação do potencial antiviral junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), para a ratificação dos resultados e, caso obtenha a autorização da entidade, poderá dar início à produção em massa da substância “para oferecer esse tratamento ao mundo”.
“Certificamos a molécula DR10 como um antiviral altamente eficaz na luta contra a Covid-19. Iniciamos o processo de certificação junto à OMS para oferecer esse tratamento ao mundo. Agraço à equipe do IVIC por essa grande aquisição da humanidade”, garantiu ele, sem revelar mais informações.
Pandemia na Venezuela
Até o último domingo (25/10), a Venezuela confirmou 89.565 mil casos de Covid-19 e 770 mortes em decorrência do vírus desde o início da pandemia.
Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.