Medicamentos para HIV serão de prescrição farmacêutica

Medicamentos para HIV serão de prescrição farmacêutica

Portaria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo (PM-DST/AIDS 364/20), publicada em 2/10 no Diário Oficial do Município, permite a prescrição de antirretrovirais por farmacêuticos. Com isso, os profissionais podem prescrever as Profilaxias Pré e Pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP).

A medida, que vale também para cirurgiões-dentistas, possibilita ainda aos profissionais solicitar exames necessários de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). A ampliação das atribuições faz parte da articulação entre a Secretaria da Saúde e o Programa Municipal de DST/Aids da capital paulista.

De acordo com os técnicos do Programa de DST/Aids, a medida tem como objetivo aumentar a quantidade de profissionais da saúde capacitados para que a oferta das profilaxias seja cada vez mais ampliada e de fácil acesso. Há, segundo eles, evidências científicas positivas pela introdução da PrEP e PEP como formas ágeis de prevenção da infecção pelo HIV. Por isso a necessidade de ampliação do acesso a essas tecnologias medicamentosas.

Como é uma demanda espontânea para os públicos preestabelecidos pelo Ministério da Saúde, os pacientes já podem solicitar a PrEP ou a PEP para farmacêuticos e cirurgiões-dentistas, caso julguem necessário. Segundo o Programa de DST/Aids, os serviços de saúde devem providenciar as capacitações necessárias para o bom desempenho desses profissionais.

As atividades já iniciaram de forma remota. Todas as quartas-feiras, farmacêuticos e cirurgiões-dentistas recebem orientações e fazem estudos de casos com a equipe médica da coordenadoria municipal, conforme apurou a Agência de Notícias da Aids.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

A portaria da SMS vem complementar resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF), como a 585/13, que regulamentou as atribuições clínicas do farmacêutico. Pela resolução, o farmacêutico está autorizado a solicitar exames para a avaliação, monitoramento e intervenções dos parâmetros bioquímicos e fisiológicos para fins de acompanhamento da farmacoterapia e rastreamento em saúde.

Já a resolução 586/13 do CFF define que prescrição farmacêutica é o ato de selecionar e documentar terapias e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde. Assim, segundo a norma, a prescrição constitui-se como sendo atribuição do farmacêutico e deverá ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente, nas melhores evidências científicas, em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde vigentes.

A Portaria PM-DST/AIDS 364/20pode ser conferida na íntegra no Diário Oficial do Município de São Paulo.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS