Medicamento para úlcera mostra resultado promissor como antiviral contra Covid-19

Medicamento para úlcera mostra resultado promissor como antiviral contra Covid-19

Um antimicrobiano usado para tratar úlceras do estômago e infecções bacterianas apresentou resultados promissores contra o novo coronavírus, após testes realizados em animais, anunciaram cientistas de Hong Kong, informou a Agence France-Presse (AFP).

A pesquisa avaliou se alguns metalofármacos – compostos que contêm metais frequentemente usados contra bactérias – podem ter propriedades antivirais que permitam lutar contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Nos testes feitos em hamsters, os cientistas descobriram que uma das drogas dessa família, o citrato de bismuto ranitidina (RBC), era “um poderoso agente anti-SARS-CoV-2”. Segundo revelou na apresentação do estudo o pesquisador da Universidade de Hong Kong, Runming Wang, “o RBC pode reduzir a carga viral no pulmão do hamster infetado”.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

“A nossa descoberta mostra que o RBC é um possível antiviral contra a covid-19”, completou Wang. Contudo, ressalva, o fato dos resultados serem positivos em animais não significa que o medicamento também seja benéfico para o ser humano.

Mesmo assim, os cientistas de Hong Kong estão otimistas e disseram que o RBC é um medicamento habitualmente disponível, usado contra úlceras do estômago, com um perfil farmacológico seguro e abrangente. “É usado há décadas e é bastante seguro”, disse Wang.

Os pesquisadores acrescentaram que o estudo que realizaram, publicado na revista Nature Microbiology, sugeria que outros metalofármacos também poderiam ter sucesso contra o vírus e deveriam ser mais explorados.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Em paralelo à corrida contra o tempo para encontrar uma vacina contra esse vírus, cientistas de todo o mundo analisam outros medicamentos já disponíveis que possam aliviar os sintomas da doença ou ajudar o organismo a combatê-la. Até agora, entre dezenas de medicamentos analisados, um deles se mostrou eficaz contra a mortalidade, mas apenas nos casos mais graves: o corticoide dexametasonsa.

Já o Remdesivir, um antiviral de amplo espetro, também foi identificado como tendo algum sucesso contra o vírus. Ele encurta ligeiramente a duração da convalescença dos pacientes, mas não foi comprovado se reduz a mortalidade, além de ser caro e difícil de encontrar.

Mesmo a dexametasona tem suas desvantagens, com efeitos de imunossupressão que são arriscados para todos, exceto para os casos mais graves. Ambos os medicamentos foram usados ​juntamente com outras drogas (inclusive experimentais) para tratar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois de ter sido infetado pelo novo coronavírus.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS