Medicamento para diabetes pode ajudar no tratamento contra Covid-19

Medicamento para diabetes pode ajudar no tratamento contra Covid-19

Um estudo desenvolvido por cientistas italianos apontou que a sitagliptina, medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, pode reduzir a mortalidade de pacientes graves com Covid-19. A pesquisa foi publicada na revista Diabetes Care, da American Diabetes Association.

No estudo, foram acompanhados 338 pacientes com diabetes tipo 2 internados por pneumonia causada pelo novo coronavírus em centros de saúde do norte da Itália. Todos eles foram submetidos a um protocolo terapêutico padrão com insulina, mas só metade recebeu também a sitagliptina, um medicamento que visa controlar a glicose e o diabetes tipo 2.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Do grupo analisado, os 169 pacientes que utilizaram insulina e a sitagliptina tiveram um risco de mortalidade 63% menor do que aqueles que usaram apenas insulina. Além disso, a necessidade de ventilação mecânica foi 73% menor entre as pessoas tratadas com sitagliptina. Elas também tiveram alta hospitalar mais precoce. Os pacientes tinham, em média, 69 anos, ou seja, estavam no grupo de risco para quadros severos de Covid-19.

Com esses dados em mãos, os pesquisadores concluíram que “o tratamento com sitagliptina no momento da hospitalização foi associado à mortalidade reduzida e melhores resultados clínicos em comparação com o tratamento padrão”. Mas eles destacam que “os efeitos da sitagliptina em pacientes com diabetes tipo 2 e Covid-19 devem ser confirmados em um estudo randomizado controlado e com placebo”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o médico endocrinologista e pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Eduardo Barra Couri, no estudo, não foram observados efeitos colaterais ligados à medicação, mas, por se tratar de uma evidência preliminar, novas pesquisas devem ser feitas para confirmar o real benefício da sitagliptina em pessoas com diabetes que apresentam infecção pelo coronavírus. “O dado, de qualquer forma, é animador. Pesquisas prospectivas, com maior número de pacientes e seguimento mais longo poderão ratificar esses achados iniciais”, salientou Couri em artigo na revista Veja Saúde.

Um ponto ainda sem resposta, continua o médico, é se a sitagliptina seria útil em indivíduos sem diabetes. “O mecanismo pelo qual o medicamento é capaz de melhorar os desfechos na Covid-19 ainda não foi completamente elucidado, mas especula-se que a proteção se deve à sua ação anti-inflamatória. Ora, sabemos que nos quadros graves de Covid-19 os pacientes sofrem justamente de uma inflamação exacerbada”, ponderou.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS