Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), medidas de higienização têm sido uma importante ferramenta usada pela população na prevenção e no combate ao vírus. A procura por álcool em gel nas farmácias, por exemplo, aumentou de forma bastante significativa, entretanto, essa substância é mais utilizada para higienização das mãos e objetos. Agora, uma novidade em spray promete eliminar o Sars-Cov-2 de outros tipos de superfícies, como tecidos, cabelos e de outras partes do corpo.
A substância, que tem em sua fórmula óleos essenciais, uma erva nativa brasileira e álcool 70, separa a camada lipídica responsável pela proteção do novo vírus. Com isso, o produto lançado pela startup Visto.Bio causa a inativação do coronavírus e, consequentemente, sua eliminação.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo a empresa responsável pelo spray, após o primeiro minuto de aplicação a eficácia do composto é de 99,9%. Esse potencial do produto foi testado no laboratório da Universidade de Campinas (Unicamp), que é credenciado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A gente tem patente que foi comprovada internacionalmente, que nossa formulação previne contra a proliferação de micro-organismos, bactérias nocivas e fungos também. Então, o que fizemos foi melhorar a formulação, trazer ativos que garantam maior segurança para o usuário”, explica o fundador da empresa, Renan Serrano, em matéria publicada na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Outro detalhe importante em relação ao produto é que ele foi selecionado entre as cinco melhores soluções no desafio Pandemic Challenge da Singulary University, nos Estados Unidos, que é desenvolvido por um grupo formado por cientistas que analisam tecnologias que possam ser fundamentais para o futuro na solução de problemas. Segundo a startup, o spray está disponível no portal da empresa e em algumas e em algumas parcerias.
Outras iniciativas
Vale ressaltar que são muitos os produtos que estão surgindo como forma de combate e prevenção ao novo vírus. Recentemente, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciaram que pretendem apresentar um tecido antiviral com propriedades capazes de eliminar o coronavírus. A ideia é que o pano seja utilizado na fabricação de máscaras utilizadas por profissionais de saúde, como farmacêuticos, por exemplo, que estão mais expostos aos riscos de contaminação. Prepare-se para uma jornada emocionante nos jogos de apostas online com nossos sites e aplicativos que oferecem depósito mínimo 20 reais . Nossa seleção cuidadosamente curada garante uma experiência acessível e envolvente, onde cada aposta adiciona uma dose extra de emoção ao seu jogo
"O que a gente está fazendo não é desenvolver o tecido e, sim, estamos modificando o tecido para garantir que ele tenha propriedades aprimoradas pelas modificações que fazemos nele. A gente inclui também partículas que são antivirais, que vão matar o vírus", explicou a professora URFJ, Renata Simão, que está envolvida na iniciativa, em entrevista à Agência Brasil.
Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.