Covid-19: cientistas revelam por que homens morrem mais que mulheres

Covid-19: cientistas revelam por que homens morrem mais que mulheres

Segundo estudo publicado na revista científica Frontiers in Public Health, homens têm mais chances de desenvolver quadros graves do novo coronavírus (Covid-19), podendo chegar à morte. Essa tendência também foi observada por autoridades de diversos países, como o Brasil, por exemplo. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), 58% dos casos de mortalidade foram de pacientes masculinos. Nesse sentido, uma nova pesquisa publicada na renomada revista científica Nature apontou potenciais motivos desse cenário.

Por meio de uma análise, os cientistas indicam que homens produzem uma resposta imunológica mais fraca contra a Covid-19 do que as mulheres. O estudo ainda sugere que, em decorrência disso, pessoas do sexo masculino podem ser mais dependentes da vacina que as do gênero feminino, especialmente, aquelas com mais de 60 anos.

Como o estudo foi realizado

Para chegar à conclusão os pesquisadores analisaram as respectivas respostas imunológicas de 17 homens e 22 mulheres. Todos os pacientes estavam hospitalizados devido à Covid-19. Para a análise, a equipe coletou sangue, swabs nasofaríngeos, saliva, urina e fezes dos pacientes, de três a sete dias.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A iniciativa excluiu pacientes que faziam uso de ventiladores pulmonares e estavam tomando medicamentos que causam variações no sistema imunológico, pois, os pesquisadores queriam medir a resposta natural do organismo contra o vírus. Além disso, outros 59 dados de homens e mulheres que não atendiam a esses critérios foram analisados no estudo.

O resultado demonstrou que o organismo das mulheres conseguiu produzir uma quantidade superior de células T, que são responsáveis por matar as partículas infectadas pelo vírus, impedindo assim sua proliferação no corpo humano.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Por sua vez, os homens apresentaram uma resposta muito mais fraca e lenta em relação à ativação das células T. Essa demora foi associada, então, ao quadro de agravamento da Covid-19. Ainda segundo o estudo, quanto mais idade, mais fraca foi a produção das defesas.

As limitações do estudo

É importante ressaltar que ainda é cedo para concluir que esse motivo apontado no estudo seja o fator determinante que tem levado mais homens a óbito que mulheres, pois, a análise foi  realizada com um grupo pequeno de pacientes, em que a maioria tinha mais de 60 anos, fato que dificulta uma validação da resposta imunológica, pois, pode variar conforme a faixa etária. 

No entanto, ainda sim, o estudo é interessante, pois, aponta para possíveis razões para esse cenário, podendo contribuir para a evolução de novos tratamentos.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS