Medicamento com tripla ação é uma nova esperança contra Covid-19

Medicamento com tripla ação é uma nova esperança contra Covid-19

Surge uma nova possibilidade de medicamento contra o novo coronavírus (Covid-19). Na terça-feira (25/08), a empresa francesa de biotecnologia Abivax anunciou a realização do estudo miR-AGE no Brasil, que vai avaliar uma a possível tripla ação de um medicamento contra a doença, trata-se do ABX464, que é antiviral, anti-inflamatório e repara tecidos do corpo humano.

Segundo a revista Galileu, em um estudo promissor o fármaco conseguiu inibir a replicação do novo vírus em culturas celulares do epitélio ciliado dos brônquios, que faz parte do tecido pulmonar. De acordo com o médico e professor titular de imunologia clínica e alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Kalil, que é coordenador do estudo no Brasil, a ação do ABX464 foi comparada a de outro medicamento que, inclusive, já aprovado em muitos países no tratamento da doença. "Ele foi comparado à ação e eficácia do remdesivir, são semelhantes nesse sentido", destacou.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Em teste pré-clínico, o fármaco mostrou ação anti-inflamatória ao auxiliar no controle do micro-RNA, que é um fragmento de material genético que reduz a ação de várias moléculas inflamatórias. Já o possível terceiro benefício ficou por conta da capacidade reparadora do medicamento, que é bastante notável em pacientes com colite ulcerativa, pois, tiveram suas lesões regeneradas no trato digestivo.

Vale ressaltar que, inicialmente, o medicamento foi desenvolvido para o tratamento de outras doenças, como: colite ulcerativa, doença de crohn e artrite reumatóide.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Estudo  

O estudo miR-AGE chega em território nacional com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do Brasil, os testes serão realizados em outros países da América Latina: México, Peru e Chile. A análise é amparada pelo fato de que mais de 300 pessoas já foram tratadas com o ABX464 na Europa.

Ao todo, mais de 1.034 vão participar dos estudos, incluindo latino-americanas e europeus. Desse total, 800 voluntários devem ser brasileiros. Na iniciativa, poderão participar pessoas recém-diagnosticadas, internadas ou não, com mais de 65 anos ou com algum fator considerado de risco para a doença, como, por exemplo, portadores de diabetes, hipertensão, obesidade ou doenças cardíacas.

Durante 28 dias, alguns pacientes receberão uma dose diária do ABX464 por via oral. Contudo, como o estudo é randomizado algumas pessoas vão receber o medicamento e outras um placebo.  Todos os participantes serão monitorados. Segundo os pesquisadores, a ideia do estudo miR-AGE, que está na fase 2b/3, é avaliar a eficácia do medicamento no tratamento dos pacientes.

"A expectativa é que possamos diminuir muito a internação e as complicações da doença em pessoas de grupos de risco", destaca Kalil. Ele completa: "Estamos confiantes em relação a isso porque, com a tripla ação do medicamento, vamos atacar os três principais problemas da doença: a replicação viral, o processo inflamatório e os prejuízos aos tecidos do pulmão", finaliza.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS