Urgente: medicamento para hipertensão reduz mortes e casos graves por Covid-19

Urgente: medicamento para hipertensão reduz mortes e casos graves por Covid-19

Uma nova pesquisa realizada por meio da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, aponta que alguns medicamentos para hipertensão podem apresentar uma ação benéfica em pacientes que já fazem uso dessas substâncias, caso sejam infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o estudo, que acompanhou mais de 28 mil pacientes, publicado ontem (23/08) no Current Atherosclerosis Reports, hipertensos que já usavam medicamentos do tipo inibidor do sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAAS) tiveram menos chances de ser internados na Unidade de terapia Intensiva (UTI), ou de precisar de suporte de oxigênio ou de morrer em decorrência da Covid-19 .

“Nossa pesquisa fornece evidências substanciais para recomendar o uso contínuo desses medicamentos se os pacientes já os estiverem tomando", explicou o líder do estudo, Vassilios Vassiliou, da Faculdade de Medicina da Universidade de East Anglia, segundo matéria publicada no G1.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ele completou: "Os pacientes com Covid-19 com pressão alta que estavam tomando medicamentos inibidores do RAAS tinham 0,67 vezes menos probabilidade de ter um resultado crítico ou fatal do que aqueles que não tomavam esses medicamentos", afirmou Vassilliou.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Os medicamentos

Ainda segundo informação divulgada no portal, entre alguns exemplos de medicamentos que são identificados como inibidores do RAAS estão a losartana e o captopril.

Na publicação, os pesquisadores ressaltam que os medicamentos classificados como inibidores da RAAS embora sejam utilizados, principalmente, para hipertensão, também são indicados em outras situações, como para pacientes com sintomas cardiovasculares, incluindo em casos de infarto do miocárdio anterior, insuficiência cardíaca, doença cerebral vascular ou doença renal crônica.

"Descobrimos que um a cada três dos pacientes com Covid-19 e com pressão alta e um a cada quatro dos pacientes em geral estavam tomando um dos medicamentos inibidores do RAAS", destacou Vassiliou.

Cautela

Contudo, uma declaração do cientista deve ser levada em consideração, principalmente, para evitar que as pessoas comecem a utilizar esses medicamentos sem prescrição médica ou orientação do farmacêutico.

Segundo ele, o estudo não conseguiu identificar se os medicamentos em questão conseguem ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19 que não faziam uso desses fármacos antes da infecção. "Não conseguimos determinar se começar o uso desses comprimidos de forma aguda em pacientes com Covid pode melhorar o prognóstico, já que o mecanismo de ação pode ser diferente", concluiu.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS