Covid-19 causa inflamação silenciosa no coração de pacientes recuperados há 2 meses

Covid-19 causa inflamação silenciosa no coração de pacientes recuperados há 2 meses

Dois novos estudos publicados nesta segunda-feira (27/07), no periódico Jama Cardiology, apontam que o novo coronavírus (Covid-19) pode atingir o músculo do coração e causar uma inflamação silenciosa que pode ser encontrada semanas após o paciente se recuperar da doença.

Uma das pesquisas, realizada por meio de autópsias com 39 pacientes, mostrou a presença do vírus no miocárdio em 60% dos casos. Já a outra análise, que foi feita com 100 pessoas que conseguiram se recuperar do novo coronavírus demonstrou que, em 78% das situações, houve uma inflamação diagnosticada por ressonância magnética, mesmo após mais de dois meses da recuperação do quadro clínico do paciente.

Atenção aos pacientes

Em decorrência das novas evidências, apresentadas pelos dois estudos, os pesquisadores pediram atenção para a importância da realização de um acompanhamento cardiológico com os pacientes, mesmo após a recuperação da doença. Nesse sentido, a publicação ainda fez um pedido aos cientistas de todo o mundo, para que continuem a estudar possíveis efeitos que a Covid-19 possa causar no sistema cardiovascular das pessoas.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o cardiologista e presidente do Instituto do Coração de São Paulo, Roberto Kalil, doenças virais realmente podem atingir o coração e causar danos inflamatórios, que são identificados como miocardite. Contudo, ele ressalta que, no caso da Covid-19, o sistema cardiovascular é atingido com mais frequência.

De acordo com o especialista, muitas vezes o novo vírus causa sequelas nos pacientes, como: arritmias, infarto agudo, insuficiência cardíaca e tromboembolismo, por exemplo.

Para exemplificar, Kalil ressalta os resultados divulgados por meio do segundo estudo. Na análise, de 100 pacientes que tiveram a infecção, 78% apresentaram inflamação no coração, após serem submetidos a uma ressonância, mesmo depois de 71 dias de recuperados da doença.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

“Isso é muito importante. As complicações cardiovasculares precisam ser vistas com atenção. O vírus pode afetar qualquer estrutura do coração causando inflamação e trombose nos vasos e tecidos. Os autores mostram claramente que há comprometimento do músculo do coração, e que pode ser persistente semanas após a recuperação”, explicou ele, em entrevista ao G1.

Segundo o médico, em longo prazo pode haver chances de desenvolvimento de insuficiência cardíaca. “O que este estudo chama a atenção é que o paciente está há dois meses sem a infecção, mas mesmo assim ainda tem a inflamação no músculo do coração. Assim, em alguns casos, o músculo cardíaco pode enfraquecer, causando a insuficiência cardíaca”, pontua.

Já a autora do principal estudo, Valentina Puntmann, afirmou à agência de notícias Reuters que o coração pode ser "gravemente afetado com a ação da Covid-19". Contudo, ela, que atua no Hospital Universitário de Frankfurt, na Alemanha, destacou que mais estudos sobre o tema precisam ser realizados.

"Ainda não temos evidências diretas de que a Covid-19 possa enfraquecer o coração de um paciente recuperado", ponderou, mas completou: "É possível que em poucos anos esse efeito seja mais significativo, baseado naquilo que já conhecemos sobre outras doenças virais", encerrou.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS