Novo medicamento mostra-se promissor contra o crescimento de tumores cancerígenos

Novo medicamento mostra-se promissor contra o crescimento de tumores cancerígenos

Uma nova droga chamada berzosertibe interrompe o crescimento de câncer em humanos, segundo estudo publicado recentemente. O novo medicamento ainda está em fase experimental, mas seus resultados são promissores, especialmente quando aliado com a quimioterapia. Especialistas expressam otimismo cauteloso em relação ao novo tratamento.

Estudo em fase 1 em humanos, publicado no Journal of Clinical Oncology, da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, testa a segurança do berzosertibe e revela que a terapia experimental é segura e potencialmente eficaz. A pesquisa usou o medicamento em cerca de 40 pacientes com diferentes tipos de cânceres em estágio avançado e apresentou bons resultados preliminares, interrompendo o crescimento dos tumores em mais da metade dos voluntários. Agora, ele será alvo de estudos clínicos maiores, segundo revelou o New Atlas.

O berzosertibe faz parte de uma família inteiramente nova de medicamentos projetados para atuar em uma proteína chamada ATR. Essa proteína desempenha um papel fundamental na reparação do DNA danificado e a inibição de sua atividade hipoteticamente interromperia a capacidade de proliferação de um tumor.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“O crescimento desenfreado das células cancerígenas coloca um enorme estresse no processo de replicação do DNA”, explicou ao New Atlas o médico e diretor de pesquisa do Instituto de Câncer Dana-Farber, Panagiotis Konstantinopoulos. “Drogas que inibem a ATR – que privam as células tumorais de tal reparo – têm o potencial de serem particularmente eficazes em alguns tipos de câncer”, acredita o médico.

Segundo os pesquisadores, os ensaios da primeira fase não foram projetados para investigar a eficácia do berzosertibe; em vez disso, concentram-se principalmente na tolerabilidade e segurança de um novo medicamento em seres humanos. No entanto, como relatado no estudo, os resultados antitumorais secundários foram inesperadamente fortes.

Mais da metade dos pacientes medicados com a nova droga tiveram interrupção no crescimento do tumor, e o efeito foi ainda mais proeminente em indivíduos que também receberam quimioterapia. Um impressionante número de 15 dos 21 pacientes que fizeram tanto quimioterapia quanto o uso de berzosertibe viram sua doença se estabilizar.

O professor da Universidade de Reading, Darius Widera, sugere que ainda é cedo para chamar essa droga de uma mudança de paradigma, mas observa que os resultados dos testes da fase 1 são muito encorajadores. “Os efeitos extraordinariamente robustos do berzosertibe, especialmente em combinação com quimioterapia convencional, dão razões para ser otimista em relação aos resultados de estudos de acompanhamento com maior número de pacientes e controles apropriados de placebo”, afirmou Widera, que não participou dessa fase do estudo.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Publicados no The Lancet Oncology, os resultados de um estudo de fase 2, testando o berzosertibe em conjunto com quimioterapia para pacientes com câncer ovariano grave, revelaram que pacientes tratadas com a combinação de terapias viveram bem mais do que aquelas que fizeram apenas quimioterapia.

“Nossos resultados do estudo em fase 2 sugerem que a inibição da ATR em combinação com quimioterapia tem o potencial de oferecer benefícios significativos a pacientes com câncer de ovário seroso de grau alto resistente à quimioterapia e, potencialmente, outros tipos de tumores nos quais a ATR é fundamental”, avaliou Konstantinopoulos, principal autor dessa fase da pesquisa.

Isso é apenas o começo para esses ensaios com inibidores de ATR, mas o professor do Institute of Cancer Research, do Reino Unido, Paul Workman, está animado com a promessa que esse novo tratamento demonstra. “Ver a capacidade de reparar o DNA é uma via fundamentalmente importante de pesquisas sobre o câncer, que proporcionou alguns dos avanços mais importantes contra a doença nos últimos anos”, afirmou Workman. “Estou interessado em explorar o potencial desses inibidores de ATR para superar a resistência a outros medicamentos direcionados e formar combinações eficazes de tratamento”, concluiu.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS