Novo teste rápido promete detectar coronavírus em 30 segundos pelo cheiro

Novo teste rápido promete detectar coronavírus em 30 segundos pelo cheiro

Uma empresa israelense desenvolveu um novo teste rápido, que promete detectar o novo coronavírus (Covid-19) em 30 segundos. Diferente de outros métodos de testagem que estão disponíveis atualmente, o produto pretende identificar a presença do vírus, e não apenas de anticorpos.

O kit de testagem foi desenvolvido pela empresa NanoScent, uma start-up especializada em odores, o método lembra os testes realizados com bafômetro, entretanto, a diferença é que a pessoa submetida ao exame terá que expirar pelo nariz, e não pela boca, por meio de um tubo localizado em uma das narinas. 

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O teste usa inteligência artificial para detectar o novo vírus, pois, esse tubo é conectado a um pequeno dispositivo, que é interligado a um aparelho de telefone celular. Após o paciente expirar, em poucos segundos, o resultado positivo ou negativo aparece na tela do smartphone, segundo informação divulgada pela agência AFP.

Desenvolvimento

Para implementar o teste, a empresa pesquisou a respiração de milhares de pessoas em Israel. Com isso, a start-up conseguiu identificar odores específicos associados ao novo vírus. “Você pode detectar quem é, ou quem pode estar contaminado pelo vírus”, afirmou o CEO da NanoScent, Oren Gavriely, em matéria publicada na Isto é Dinheiro.

De acordo com a empresa, até o momento, os testes realizados deram diagnósticos com 85% de assertividade.  Por hora, o método ainda está nas fases finais das pesquisas. Contudo, caso as análises sejam bem-sucedidas, a produção em larga escala pode começar em breve. Possivelmente, como se trata de uma tecnologia inovadora, é possível que a empresa possa disponibilizar o produto para outros países.

Para aplicação do teste é necessária a presença de um profissional de saúde, como um farmacêutico, por exemplo, caso o método seja, em breve, disponibilizado para comercialização nas farmácias.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Preço

Outra vantagem apontada por Gavriely é que, além da rapidez, o kit de testagem deverá ter um preço “muito baixo, comparado ao teste realizado em laboratório” ou a outros métodos disponíveis, atualmente.

O teste já recebeu apoio do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa de Israel. Caso o kit de testagem receba o aval das autoridades em saúde, futuramente, deverá ser disponibilizado ao mercado.

Para o diretor da Escola de Saúde Pública da Universidade Ben-Gurion, Nadav Davidovitch, o método pode ser muito útil em meio à pandemia: "Essa tecnologia parece muito promissora”, disse ele.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS