Serviço online disponibiliza informações sobre medicamentos para farmacêuticos

Serviço online disponibiliza informações sobre medicamentos para farmacêuticos

O curso de graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, desenvolveu o Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM). O projeto visa fornecer informações sobre a forma correta de usar medicamentos, auxiliando desde farmacêuticos e outros profissionais de saúde, como também orienta à população.

O sistema, que é aberto à comunidade, conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Unifor, Caroline Mourão, (foto), a iniciativa nasceu da necessidade que usuários manifestaram em obter informações fidedignas, sobretudo em meio ao cenário de isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Considerando que ainda estamos em isolamento social, no qual os usuários muitas vezes não conseguem ter acesso aos serviços de saúde ou uma fonte confiável para esclarecimento de suas dúvidas, o SIM emerge como importante aliado no cuidado à saúde", contou Caroline, em entrevista ao G1.

Como funciona?

Por meio do serviço, os usuários têm acesso às informações  técnico-científicas sobre fármacos, itens de farmacoterapêutica e produtos para saúde, que sejam voltados para prevenção com caráter educativo. Além disso, é possível tirar dúvidas sobre os temas relacionados.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

No sistema, o internauta também consegue acessar materiais que foram elaborados a partir de pesquisas, como boletins, notas técnicas e pareceres técnicos sobre fármacos.

Amplo auxílio

Para Caroline, o SIM é uma importante plataforma que pode  auxiliar nas tomadas de decisões dos profissionais de saúde, sobre a terapia medicamentosa e a manutenção de eventos adversos.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1686-entenda-como-detectar-a-dor-mista-na-farmacia)

Em relação aos pacientes, o serviço proporciona informações úteis e pode ajudar na conscientização de temas importantes, como sobre os riscos da automedicação. “Além disso, o SIM será um referencial para a comunidade na busca dessas informações confiáveis”, finaliza a coordenadora da Unifor. Para acessar o serviço é necessário o uso de e-mail ou WhatsApp (veja aqui).

Automedicação

Vale destacar que iniciativas como essas são extremamente importantes no âmbito da promoção à saúde, pois, possibilitar o acesso à informação confiável pode, inclusive, salvar vidas, sobretudo, em meio ao aumento da prática de automedicação no Brasil, que apresenta muitos ricos à população.

Pesquisas realizadas pelo ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico mostram que a quantidade de pessoas que consome medicamentos sem prescrição médica ou farmacêutica aumenta a cada ano.

No primeiro ano do estudo, 2014, foi constatado que 76% da população declaravam se automedicar sem qualquer reserva. Em 2016, o índice variou para 72%. Já em 2018 cresceu para 79%, e agora, em 2020, foi observado que 81% dos brasileiros indicam consumir medicamentos por conta própria.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Farmácia Clínica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS