Por que o ibuprofeno voltou a ser testado contra a Covid-19

Por que o ibuprofeno voltou a ser testado contra a Covid-19

Equipes de pesquisadores da universidade King's College e dos hospitais Guy's e St. Thomas, na Inglaterra, estão recrutando participantes para uma análise que vai verificar se o ibuprofeno contribui para o tratamento de pessoas internadas em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa visa estudar se o medicamento, considerado de baixo custo, pode ajudar pacientes com dificuldades respiratórias devido à infecção, principal motivo que faz com que as pessoas precisem de ventilação mecânica.

O estudo foi proposto após pesquisas realizadas em animais sugerirem que o ibuprofeno pode tratar a síndrome do desconforto respiratório agudo, que é uma das principais complicações causada pela doença. Contudo, um dos pesquisadores do King's College, Mitul Mehta, destacou: "É necessário fazer os testes (em humanos) para verificar se as evidências realmente correspondem ao que esperamos que aconteça".

Para verificar a suposta eficácia do medicamento será realizado um experimento intitulado Liberate. Durante a análise, metade dos pacientes receberá o ibuprofeno, além de outros cuidados usuais. No entanto, a droga será usada em uma formulação especial, em vez dos comprimidos padrão que são, normalmente, encontrados nas farmácias.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Apesar das expectativas em torno do ibuprofeno, ainda assim, segundo a BBC, autoridades de saúde britânica recomendam que o medicamento seja evitado, por exemplo, por pessoas com úlcera no estômago. A nova pesquisa visa analisar se o fármaco será eficaz em quadros mais leves da Covid-19.

Controversas

Vale lembrar que, em março de 2020, o ministro da saúde francês, Oliver Veran, chegou a desaconselhar a utilização do ibuprofeno, em pacientes com suspeita ou infectados pelo novo coronavírus. Na ocasião, ele alegou que uma pesquisa científica havia sugerido que pacientes com diabetes e hipertensão tratados com o fármaco poderiam ficar mais vulneráveis aos riscos de desenvolver quadros mais graves da doença.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda chegou a recomendar a restrição do uso do medicamento no tratamento de pacientes contaminados ou sob suspeita de infecção pelo novo vírus. Contudo, alguns dias depois, voltou atrás e informou que não encontrou evidências para limitar a utilização do produto em meio a pandemia.

Naquela época, a organização informou que "está ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (Ibuprofeno) para o tratamento da febre em pessoas com Covid-19". No entanto, a OMS afirmou que "após uma rápida revisão da literatura não está ciente dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico", disse um trecho da nota, que foi divulgada à imprensa.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS