Fiocruz vai produzir 2,4 milhões de testes para diagnosticar coronavírus

Fiocruz vai produzir 2,4 milhões de testes para diagnosticar coronavírus

O vice-presidente de produção e inovação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger, informou que a capacidade de produção de testes moleculares realizados pela fundação, para diagnosticar o novo coronavírus (Covid-19), foi ampliada de 58 mil, em março, para 1,2 milhão em abril de 2020. Já em maio, a expectativa é de que 2,4 milhões de exames desse segmento sejam realizados. A informação foi divulgada por meio do portal da Câmara Legislativa.

Contudo, o executivo apontou que ainda há alguns obstáculos para serem superados, que poderão otimizar o sistema de testagem. De acordo com Krieger, é preciso formular estratégias para realizar os testes na população, que apontem grupos prioritários. Ele também ressalta que é necessário desenvolver sistemas de coleta e logística para que as amostras cheguem às centrais de análise do teste na Fiocruz. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, há cinco unidades dessa categoria.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já o coordenador de Vigilância em Saúde da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha, complementa que outra dificuldade é caracterizada pelo processamento das amostras, tanto em laboratórios públicos como em unidades privadas. Segundo ele, o processo de passar a amostra do tubo de coleta (amostra primária) para o tubo menor (amostra secundária), que será inserido no equipamento de análise, é muito complicado, apresentando riscos de contaminação aos profissionais envolvidos.

Nesse sentido, o método exige a contratação de mão de obra qualificada, além de um espaço com condições adequadas. “Até porque parte dos trabalhadores têm adoecido e ficado afastados”, ressalta ele, em entrevista publicada no portal da Câmara.

É importante pontuar que, nesse momento, a otimização do aumento da capacidade de realização dos testes moleculares é de extrema importância. Em reunião realizada por videoconferência, em 6 de abril, especialistas foram ouvidos pela comissão externa da Câmara dos Deputados, que acompanha ações de combate à pandemia, e reafirmaram que ampliar a testagem é uma medida essencial no combate ao novo coronavírus.

Já em relação aos testes rápidos, os profissionais apresentaram ressalvas. Os métodos moleculares (ou RT-PCR), que são realizados a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, possibilitam a detecção do vírus já nos primeiros dias da infecção.

No caso dos testes rápidos (ou sorológicos), o exame é feito com sangue. Esse método detecta anticorpos, que mostram se o paciente teve contato com o novo vírus. Contudo, para um resultado mais assertivo é necessário um período de cerca de dez dias após o contato. Essa situação pode possibilitar resultados falsos.

Orientação do Ministério da Saúde

Vale destacar que, em nota divulgada por meio do Portal Valor Econômico, o Ministério da Saúde (MS) orienta: “Esses testes rápidos não possuem finalidade confirmatória, porque têm limites de detecção ligados ao estado imunológico de cada pessoa. Resultados negativos não excluem a infecção pelo novo coronavírus e resultados positivos não devem ser usados como evidência de infecção”, define o órgão federal.

A realização dos testes rápidos nas farmácias foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em abril de 2020, em caráter temporário e excepcional, enquanto perdurar o estado de calamidade ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS