Vacina contra coronavírus deve ficar pronta no final de 2020

Vacina contra coronavírus deve ficar pronta no final de 2020

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados no domingo (10/05), no Brasil, o novo coronavírus (Covid-19) já causou mais de 11 mil mortes. O número de casos confirmados da doença também preocupa, pois, ultrapassou 162 mil infectados, entre pessoas doentes e recuperadas. Nesse sentido, a expectativa por uma vacina cresce a cada dia, entretanto, segundo o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, essa novidade só deverá surgir no final de 2020.

"Existe a perspectiva de vacina produzida em larga escala até o fim do ano", afirmou ele, por meio de uma live promovida pelo jornal Valor Econômico. Contudo, Klajner reforçou que embora os estudos para a descoberta e produção de uma vacina eficaz contra a Covid-19 estejam em ritmo acelerado, a fase de testagem está, nas pesquisas mais avançadas, apenas no início.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ele também ressaltou que não é hora de relaxar as medidas de isolamento social, já que a pandemia avança com números crescentes em território nacional: "Momento de relaxar o isolamento é quando novos casos estiverem longe do limite do sistema de saúde".

Nesse sentido, ele pontua que essa futura medida de relaxamento ainda está longe de algumas regiões do País, como no caso do Estado de São Paulo, que se tornou o epicentro da doença no Brasil.

Pandemia em São Paulo

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o número de mortes pelo novo coronavírus no Estado chegou a 3.709, no domingo (10/05). Apenas nas últimas 24 horas que antecederam essa data foram confirmadas mais 101 novas vítimas fatais da Covid-19.

Até quarta-feira (06/05), entre os mais de 3 mil óbitos já registrados, 1.135 ocorreram em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. Já faleceram uma ou mais pessoas residentes de 177 cidades por todo o território paulista.  

O Estado também concentra 45.444 casos confirmados da doença, sendo que das 645 cidades do território paulista, pelo menos 412 já têm, no mínimo, um caso de paciente infectado pelo novo coronavírus. 

Vacinas em testes

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, há 108 vacinas em estudo, em todo o mundo, sendo testadas para o combate do novo coronavírus. De acordo com informação divulgada pela emissora de televisão CNN, documentos de entidades revelam que, por enquanto, oito delas foram liberadas para os testes clínicos.

Entre as vacinas que já se encontram em avaliação pré-clínica, se destacam substâncias desenvolvidas por algumas universidades federais, que se encontram nas cidades: Tóquio (Japão), Tulane (EUA), Alberta (Canadá) e Pittsburg (EUA).

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS