Por conta da pandemia do novo coronavírus no Estado, o Executivo gaúcho antecipou o lançamento do programa Telecuidado Farmacêutico, novo serviço de amparo aos idosos que apresentam asma e outras doenças crônicas respiratórias e que fazem uso de medicamentos retirados das farmácias do Estado. Por meio do serviço, l15 mil pessoas serão acompanhadas remotamente por farmacêuticos, a partir desta terça-feira (5), sendo orientadas sobre o uso correto de remédios, adesão aos tratamentos e controle das doenças, podendo ainda tirar dúvidas sobre a Covid-19 e seus sintomas.
Segundo o governador Eduardo Leite, a medida é uma forma de preservar ainda mais os idosos, que integram o principal grupo de risco da doença. O objetivo do novo serviço é orientar quem faz uso de medicamentos para doenças respiratórias como asma. "Boa parte dos casos de coronavírus se agravam quando as pessoas não seguem corretamente os tratamentos de doenças respiratórias", aponta o governador.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Nesse primeiro momento, o programa será concentrado em Porto Alegre e, posteriormente, estendido às demais cidades gaúchas. De acordo com a coordenadora de Cuidado Farmacêutico da Secretaria Estadual de Saúde, Agnes Nogueira, as equipes já estão atuando no programa e contatando os idosos. Ela explica que é importante que esse grupo atente para o uso correto dos medicamentos, especialmente em meio à pandemia, e destaca que esses cuidados tendem a diminuir as internações hospitalares dos pacientes com doenças respiratórias. "A cada 10% de aumento de adesão ao tratamento de doenças respiratórias, o número de internações sofre queda de 7%" comenta.
Os idosos serão contatados via telefone e videoconferência, nos casos em que sejam necessárias orientações específicas ou mais precisas sobre os cuidados.
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.