Boas ações merecem ser compartilhadas! Alunos do curso de Farmácia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Arapongas, se prontificaram a participar, voluntariamente, da campanha de vacinação em idosos. O convite para os universitários, que estão no último ano de graduação, partiu da Secretaria Municipal de Saúde. Além dos futuros farmacêuticos, estudantes de Enfermagem também estão envolvidos na iniciativa.
Segundo o coordenador da Unopar Arapongas, Maicon Depieri, cerca de 20 alunos estão trabalhando na ação: "Eles estão indo de casa em casa iniciando com os idosos acima de 80 anos, para evitar aglomerações. É isso que a comunidade acadêmica precisa promover. Estamos fazendo a diferença na vacina contra influenza em nossa cidade e ainda orientando a população em relação ao novo coronavírus (Covid-19). A informação precisa chegar em todos os lugares”, explica ele, em matéria publicada no TN Online.
Leia também: Coronavírus: MS convoca estudantes de farmácia para o combate à pandemia
De acordo com Depieri, a iniciativa faz parte de um cronograma de ações do Ministério da Saúde (MS): “Essas ações inclusive englobam um pedido do MS, dizendo que os acadêmicos que se manifestassem voluntariamente contariam como estágio curricular”, completa.
Nesse sentido, vale ressaltar que, recentemente, o MS anunciou, por meio da portaria 492, publicada na segunda-feira (23/03), no Diário Oficial da União (D.O.U.), um projeto que instituiu a ação estratégica 'O Brasil Conta Comigo', voltado aos estudantes de graduação em Farmácia, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
A portaria define que os alunos participarão do programa Ação Estratégica, em caráter excepcional e temporário (enquanto perdurar o estado de emergência decorrente da Covid-19), por meio da realização de estágio curricular obrigatório [ou voluntário], considerando os requisitos previstos na portaria 356/20 do MEC, que dispõe sobre a atuação dos estudantes dos cursos da área de saúde no combate ao coronavírus.
Próximas etapas
Apesar da campanha de vacinação ser voltada contra a influenza, Depieri ressalta que ela é uma ótima oportunidade para que os profissionais de saúde levem orientação aos grupos mais vulneráveis sobre os riscos da Covid-19, como para os idosos, por exemplo.
A iniciativa, que conta com a ajuda dos universitários, deverá ganhar ainda mais destaque nas próximas semanas com a chegada das temperaturas frias. Com o surto do novo coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação foi intensificada em todo o território nacional. Entretanto, uma das estratégias da iniciativa visa, justamente, orientar a população sobre a diferença entre Covid-19 e influenza.
Depois dos idosos e profissionais de saúde, a próxima etapa da campanha se inicia em 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e funcionários das forças de segurança. Já a fase final começa em 9 de maio e dará prioridade para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), deficientes, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.