Alunos de farmácia se mobilizam para ajudar na vacinação de idosos

Alunos de farmácia se mobilizam para ajudar na vacinação de idosos

Boas ações merecem ser compartilhadas! Alunos do curso de Farmácia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Arapongas, se prontificaram a participar, voluntariamente, da campanha de vacinação em idosos. O convite para os universitários, que estão no último ano de graduação, partiu da Secretaria Municipal de Saúde. Além dos futuros farmacêuticos, estudantes de Enfermagem também estão envolvidos na iniciativa. 

Segundo o coordenador da Unopar Arapongas, Maicon Depieri, cerca de 20 alunos estão trabalhando na ação: "Eles estão indo de casa em casa iniciando com os idosos acima de 80 anos, para evitar aglomerações. É isso que a comunidade acadêmica precisa promover. Estamos fazendo a diferença na vacina contra influenza em nossa cidade e ainda orientando a população em relação ao novo coronavírus  (Covid-19). A informação precisa chegar em todos os lugares”, explica ele, em matéria publicada no TN Online.

Leia também: Coronavírus: MS convoca estudantes de farmácia para o combate à pandemia

De acordo com Depieri, a iniciativa faz parte de um cronograma de ações do Ministério da Saúde (MS): “Essas ações inclusive englobam um pedido do MS, dizendo que os acadêmicos que se manifestassem voluntariamente contariam como estágio curricular”, completa.

Nesse sentido, vale ressaltar que, recentemente, o MS anunciou, por meio da portaria 492, publicada na segunda-feira (23/03), no Diário Oficial da União (D.O.U.), um projeto que instituiu a ação estratégica 'O Brasil Conta Comigo', voltado aos estudantes de graduação em Farmácia, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

A portaria define que os alunos participarão do programa Ação Estratégica, em caráter excepcional e temporário (enquanto perdurar o estado de emergência decorrente da Covid-19), por meio da realização de estágio curricular obrigatório [ou voluntário], considerando os requisitos previstos na portaria 356/20 do MEC, que dispõe sobre a atuação dos estudantes dos cursos da área de saúde no combate ao coronavírus.

Próximas etapas

Apesar da campanha de vacinação ser voltada contra a influenza, Depieri ressalta que ela é uma ótima oportunidade para que os  profissionais de saúde levem orientação aos grupos mais vulneráveis sobre os riscos da Covid-19, como para os idosos, por exemplo.  

A iniciativa, que conta com a ajuda dos universitários, deverá ganhar ainda mais destaque nas próximas semanas com a chegada das temperaturas frias. Com o surto do novo coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação foi intensificada em todo o território nacional. Entretanto, uma das estratégias da iniciativa visa, justamente, orientar a população sobre a diferença entre Covid-19 e influenza.

Depois dos idosos e profissionais de saúde, a próxima etapa da campanha se inicia em 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e funcionários das forças de segurança. Já a fase final começa em 9 de maio e dará prioridade para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), deficientes, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Aplicação de Vacinas

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS