Coronavírus: estudantes de farmácia terão bônus em provas para reforçar o SUS

Coronavírus: estudantes de farmácia terão bônus em provas para reforçar o SUS

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) vão lançar regras e iniciativas com a intenção de recrutar estudantes de Farmácia para ajudar no combate ao vírus no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das medidas é oferecer 10% de bonificação nas provas de residência para os universitários, em troca de trabalho voluntário.

Além de estudantes de Farmácia, alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e de Fisioterapia também deverão ser chamados. Segundo a secretária de Gestão do Trabalho, Ensino e Educação do MS, Mayra Pinheiro, a medida é para chamar a atenção dos universitários.

“Esses estudantes receberão um bônus de 10% nas provas da residência. É um estímulo para a chamada ao voluntariado. Para todos os cursos, temos residências médicas e não médicas ou multiprofissionais. Eles poderão receber tanto uma certificação, que será dada pela Universidade do Sistema Único de Saúde (Unasus), quanto uma pontuação a mais para as provas de residência”, afirmou ela, em entrevista ao Estadão.

Leia também: Coronavírus: CFF quer estagiários, estudantes de farmácia, na linha de frente

De acordo com a secretária, alguns estudantes já estão em estágio de treinamento em serviço. Mesmo assim, durante a atuação nas unidades de saúde, eles serão supervisionados. A partir desta segunda-feira (23/03), municípios deverão indicar se necessitam do auxílio e apontar quais unidades de saúde precisam do reforço.

Outros incentivos  

Além do bônus nas provas de residência, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que também estuda a concessão de bolsas para os estudantes que aderirem ao programa. No entanto, ele não deu muitos detalhes, pois, apenas disse que o assunto está em discussão entre o Governo e a Associação Médica Brasileira (AMB).

O órgão federal ainda planeja implementar um treinamento compulsório para todos os profissionais de saúde no Brasil, com foco no atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

Iniciativa do Conselho Federal de Farmácia

Na quinta-feira (19/03) o Conselho Federal de Farmácia (CFF) se reuniu com o MS para definir uma parceria entre as farmácias, farmacêuticos e o Governo Federal, visando o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Na reunião, foram debatidos cinco problemas que o País está enfrentando e, no mesmo dia, o CFF encaminhou ao MS um documento com sugestões de como a entidade e a categoria podem contribuir na solução de cada um deles, bem como os desafios a serem vencidos para isso. Também foi tratado sobre a possibilidade de os estudantes de Farmácia atuarem como estagiários em locais de atendimento aos pacientes afetados pelo vírus.

Medidas de reforço

O MS também deverá fazer um cadastramento com os profissionais de saúde, verificando seus respectivos horários e disponibilidades, para que, caso necessário, eles sejam recrutados durante a pandemia.  

“Teremos um banco de dados daquele profissional que vai estar em casa. Ou eventualmente só trabalha em um turno e pode disponibilizar um outro turno do seu trabalho para estar dentro das unidades. Estamos solicitando que eles possam, a partir da próxima semana, fazer esse cadastro e colocar suas disponibilidades", finalizou Mayra, ao Estadão.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Carreira Farmacêutica, Farmacêutico no Sus, SUS.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS