Coronavírus: Com farmácias lotadas, pacientes formam filas nas portas, veja fotos

Coronavírus: Com farmácias lotadas, pacientes formam filas nas portas, veja fotos

Apesar das orientações do Ministério da Saúde (MS), pedindo para que as pessoas evitem aglomerações, a população tem formado filas na frente das farmácias, principalmente, buscando produtos que auxiliam na proteção e no combate ao novo coronavírus (Covid-19), como o álcool em gel, por exemplo. Em Belo Horizonte (MG), uma fila se formou na porta da Farmácia de Minas, localizada na região Oeste da cidade.

O registro foi feito pela equipe da TV Globo, que passou pelo local por volta das 8h40 e constatou que já havia uma multidão aguardando para entrar na farmácia e retirar produtos e medicamentos.

WhatsApp Image 2020-03-19 at 12.28.20.jpeg

Em nota oficial à imprensa, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclareceu que, para evitar aglomerações dentro da farmácia, o protocolo de controle de entrada no estabelecimento foi alterado.

Leia também: Redes proíbem uso de EPI para não assustar clientes

O órgão ainda enfatizou que será permitida a entrada dos pacientes de acordo com a capacidade dos guichês e fluxo de atendimento, conforme recomenda o MS. Além disso, a SES-MG orienta que as pessoas compareçam à Farmácia de Minas somente com atendimento agendado, evitando possíveis deslocamentos desnecessários, que só aumentam os riscos de exposição ao vírus. Segundo o órgão, novas padronizações logísticas estão sendo estudadas para as farmácias do Estado mineiro.

Em São Paulo

Na última quarta-feira (18/03), a equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico recebeu informações e fotos de que uma grande fila se formou na porta da farmácia Nova Esperança, localizada no bairro de Pirituba, em São Paulo (SP).

Ainda de acordo com as informações, um rodízio tem sido feito na entrada da farmácia, para evitar aglomerações de pacientes no interior do ambiente. Um funcionário também estaria na porta da unidade fornecendo álcool em gel aos pacientes. O jornalismo do ICTQ entrou em contato com o estabelecimento para saber se outros protocolos estão sendo adotados, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), mas foi informado que não havia ninguém que pudesse fornecer mais detalhes.

1.jpeg

2.jpeg

Recomendações

Em nota oficial, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) recomenda que: "Caso necessário, os farmacêuticos deverão criar um plano de atendimento nas farmácias, de forma que não haja aglomeração apta a expor aos riscos os pacientes presentes, assim como a si mesmo [o profissional] e à sua equipe. Esta solução pode ocorrer por intermédio de treinamento do colaborador para controlar o acesso à loja [farmácia], evitando aglomerações e orientando o uso de álcool em gel na entrada e saída da loja; higienização constante das gôndolas com produtos de maior manuseio pelos clientes; e a disponibilização de um protocolo de atendimento do estabelecimento de saúde personalizado ao seu porte".

Exemplos

Algumas redes de farmácias já estão adotando os protocolos recomendados pelos órgãos sanitários como medidas de segurança e contenção da proliferação do novo coronavírus. Em comunicado por meio das redes sociais, a Droga Raffa, no município de Vespasiano (MG), esclareceu que: “Os pacientes serão atendidos na entrada da farmácia e não terão acesso ao interior. Já as entregas serão realizadas por profissionais devidamente equipados”.

A farmácia também informou que o atendimento farmacêutico respeitará a distância física mínima [de um metro] exigida entre o profissional e o cliente. Por fim, a unidade pede que as pessoas que pertencem aos grupos de risco façam seus pedidos, preferencialmente, via serviço de telefone.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Drogarias

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS