Chip cerebral poderá auxiliar no tratamento do câncer e do alzheimer

Chip cerebral poderá auxiliar no tratamento do câncer e do alzheimer

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo chip cerebral capaz de auxiliar no tratamento de doenças como o câncer e o Alzheimer. Por meio da técnica, a equipe norte-americana conseguiu reproduzir a barreira hematoencefálica (BHE), utilizando o dispositivo e, recriando, assim, sua fisiologia da forma mais realista possível.

Por meio do novo chip, a evolução no tratamento de várias doenças poderá acontecer, justamente, porque o corpo humano é feito de várias barreiras que impedem a passagem de substâncias. Uma delas é a BHE, que é uma estrutura altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central (SNC) de substâncias presentes no sangue. Muitas dessas estruturas de proteção filtram a ação, inclusive, de medicamentos que, sem elas, teriam uma ação direta no sistema nervoso central.

Leia também: Farmacêutico desenvolve exame que descobre Alzheimer 30 anos antes dos primeiros sintomas

Nesse sentido, entender o funcionamento dessa barreira no cérebro é fundamental para o tratamento de doenças como o Alzheimer e, até mesmo, de muitos tipos de cânceres, pois, esse conhecimento poderá resultar no desenvolvimento de medicamentos mais avançados e inteligentes.

Além de facilitar o estudo da BHE humana, o chip também replica, com precisão, a sua função a partir de células, que formam a estrutura dessa anatomia.

Como o dispositivo funciona?

O chip consegue criar um ambiente seguro para uma das células que é considerada um dos componentes centrais dessa barreira, a astrócito. Essa célula tem uma função de mediadora entre os neurônios e o sistema circulatório, pois, auxilia na liberação da entrada de substâncias químicas.

Um dos desafios encontrados durante a pesquisa aconteceu devido ao fato de que o cultivo das astrócitos é de difícil preservação fora do ambiente cerebral. Segundo os cientistas, em culturas 2D, essas células são mantidas deformadas, entretanto, eles conseguiram cultivá-las em 3D.

Com a configuração tridimensional, o chip conseguiu acrescentar métodos para pesquisas confiáveis na barreira hematoencefálica humana. De acordo com os pesquisadores, atualmente, existem poucas alternativas de estudos que foram desenvolvidas dessa maneira.

Para o professor da Escola de Engenharia Mecânica George W. Woodruff, da Georgia Tech, YongTae Kim, o método é inovador e poderá auxiliar em muitas terapias. "Nenhum modelo animal chega perto o suficiente da intrincada função da barreira hematoencefálica humana. E precisamos de modelos humanos melhores, porque drogas experimentais que entraram com sucesso no cérebro de animais falharam na barreira humana", explica ele, que é um dos principais pesquisadores do estudo, em matéria publicada no portal Canal Tech.

O novo chip tem ganhado grande repercussão na imprensa internacional. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Nature Communications. Vale ressaltar que, a pesquisa, ainda está em fase inicial, por isso, o aparelho ainda deverá passar por mais testes.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

 

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS