Farmacêutico desenvolve aplicativo que facilita o diagnóstico da anemia

Farmacêutico desenvolve aplicativo que facilita o diagnóstico da anemia

O farmacêutico alagoano, Fernando Minervo, desenvolveu um aplicativo que serve como com uma calculadora para simplificar o diagnóstico de anemia ferropriva e talassemia menor para pacientes com microcitose. De acordo com ele, a ideia surgiu em 2019, logo após submeter um manuscrito para uma revista médica.

Na ocasião, o farmacêutico pensou que poderia, então, criar uma calculadora em formato de app para facilitar o cotidiano de profissionais de saúde que trabalham para diagnosticar pacientes com anemia. "Em parceria com o analista de sistema, Adailton Pimentel Reis, submetemos o aplicativo para registro de patente na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e recebemos nossa certificação de Registro em janeiro de 2020", comemora ele, em matéria publicada no portal Gazeta Web.

Leia também: Farmacêutico descobre técnica para criar minifígados com impressão em 3D

Minervo ainda explica que a iniciativa de criar o app partiu do fato de que as anemias microcíticas são muito comuns na prática clínica e laboratorial, sendo que a anemia ferropriva e talassemias menores são as que mais predominam, ou seja, a demanda de pacientes em todos os casos é alta.  Ele enfatiza que, devido ao alto custo que os testes geram para confirmar o diagnóstico da doença, surgiu sua ideia de criar uma ferramenta digital que proporcionasse resultados mais rápidos com baixos custos.

"Os testes demandam muito tempo e são caros, o aplicativo faz o uso de índices discriminantes que utilizam parâmetros do eritrograma, que fornecem simplificação diagnóstica entre anemia ferropriva e talassemias menores", esclarece. Entretanto, o farmacêutico frisa que o aplicativo não realiza o diagnóstico confirmatório, ele apenas o simplifica. 

O serviço, intitulado CalcSimpDiagnost, já está disponível por meio da loja virtual da playstore para o sistema Android, com o valor de R$ 14,99. "Estamos trabalhando na versão IOS para que todos os profissionais de saúde possam ter acesso a esta ferramenta", finaliza o farmacêutico

Recentes descobertas de farmacêuticos

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) desenvolveram um exame que permite diagnosticar o Alzheimer por meio da saliva do paciente, 30 anos antes dos primeiros sintomas da doença aparecerem. O método foi descoberto por meio do projeto de doutorado do farmacêutico e professor do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Gustavo Alves.

Com exclusividade à equipe de jornalismo do ICTQ, Alves, que também é pós-dourando em anatomia e cirurgia pela USP, explicou como foi o processo de pesquisa: “Nós desenvolvemos o exame para o diagnóstico de Alzheimer no meu doutorado, entre 2012 e 2013. O teste é feito a partir da saliva, que é um elemento de fácil obtenção, sendo indolor. Por meio do teste, descobrimos duas proteínas, a tau e a beta amiloide, que estão relacionadas com ao surgimento da doença nos pacientes”, disse. Ele completa: “Com isso, nós conseguimos comprovar a viabilidade do teste de saliva como preditivo para pessoas com Alzheimer”.

Inicialmente, os testes foram realizados em 54 idosos. Em indivíduos com Alzheimer, os resultados foram positivos. Agora, em 2020, o farmacêutico e sua equipe realizarão o exame em 180 pacientes, entre eles, 60 idosos com a doença, 60 idosos sem a doença e 60 adultos (não idosos) sem a doença (leia a matéria completa aqui).

Participe também: Grupos de Whatsapp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS