Covid-19: Anvisa libera importação de 2 milhões de doses da vacina

Covid-19: Anvisa libera importação de 2 milhões de doses da vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a importar 2 milhões de doses da vacina de Oxford, imunizante contra o novo coronavírus (Covid-19), para o Brasil. Apesar de ainda não estar autorizada a aplicação em território nacional, a iniciativa visa antecipar a disponibilização do antígeno quando o registro ou uso emergencial for efetivado.

“A autorização do pedido de importação excepcional é semelhante a outros [pedidos] já analisados e autorizados pela Anvisa e demostra a prioridade da Agência no tratamento de todos os processos que tratam de produtos para o enfrentamento da Covid-19”, ressalta a Agência reguladora, em nota publicada em seu portal oficial.

Vale lembrar que, no Brasil, a Fiocruz será responsável por produzir o imunizante desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Essas doses da vacina, que tiveram a importação liberada, foram fabricadas na Índia pela Serum Institute of India, companhia responsável por produzir o antígeno naquele país, em que o uso emergencial já foi aprovado, sendo uma das empresas participantes do Covaxx Facility, programa de aceleração e alocação global de recursos contra o novo coronavírus coliderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

“A principal exigência é que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país. Para isso, a Fiocruz deve garantir as condições de armazenamento e segurança para manutenção da qualidade", destaca a Agência reguladora. De acordo com a Anvisa, a previsão é de que as doses cheguem ao Brasil ainda em janeiro de 2021.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o portal Agência Brasil, atualmente, existem quatro vacinas com pesquisas autorizadas em território nacional. Nesse sentido, a Anvisa já avalia os dados prévios enviados pelos laboratórios sobre seus respectivos imunizantes.

Ausência de pedidos

No entanto, segundo revelou o farmacêutico e gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, que também é professor do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, durante entrevista à Globo News na quinta-feira (31/12), nenhum laboratório solicitou pedido de registro ou autorização de uso emergencial para uma vacina contra a Covid-19 no Brasil.

“A Anvisa não está parada e nem atrasando nenhum processo de liberação. Essa é uma pergunta que tem sido muito feita: será que a Anvisa está parada? Por que não está liberando [uma vacina]? Primeiro, nestas duas semanas, sendo a do Natal e essa posterior, nós [a Anvisa] trabalhamos intensamente, fazendo reuniões com as empresas [farmacêuticas] e verificando se elas estão com alguma questão [dúvida] que não tenha ficado clara, verificando se elas precisam esclarecer algo [sobre uma potencial vacina] para poder realizar a submissão [do pedido de uso emergencial ou registro], mas o fato é: até o momento, não temos nenhum pedido, nem de autorização de uso emergencial, nem de registro de vacina”, afirmou Mendes.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Assuntos Regulatórios, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS