Covid-19: Anvisa e AstraZeneca se reúnem para discutir uso emergencial de vacina

Covid-19: Anvisa e AstraZeneca se reúnem para discutir uso emergencial de vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu hoje (30/12), com representantes da AstraZeneca no Brasil para discutir a previsão de apresentação do pedido de uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), desenvolvida pela companhia farmacêutica em parceria com a Universidade de Oxford.

Ainda hoje (30/12), o imunizante recebeu autorização para o uso emergencial no Reino Unido. Com isso, o antígeno está a um passo de ser liberado para uso de emergência em território nacional, pois, conforme explicou a coordenadora dos estudos da vacina de Oxford no Brasil, Lily Yin Weckx, em matéria publicada no G1, “normalmente, é necessária a aprovação no país de origem de uma vacina antes que os pedidos de uso emergencial possam ser feitos nos países onde ela está sendo testada”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo informações divulgadas pelo portal da revista Isto É, durante a reunião ficou definido que o pedido de autorização para uso emergencial do antígeno no Brasil será feito por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é o laboratório parceiro da farmacêutica AstraZeneca no País.

Nesse sentido, a Fiocruz deve pedir o registro à Agência na próxima semana. Por isso, o governo investiu R$ 1,9 bilhão para compra, processamento e distribuição de 100 milhões de doses do imunizante.

De acordo com Anvisa, o prazo de avaliação da solicitação é de até dez dias contados a partir da entrada do pedido realizado de maneira formal, mas ele pode ser reduzido, pois, informações apresentadas na Submissão Contínua para registro serão consideradas. Essa medida, segundo a Agência reguladora, visa evitar “o retrabalho” e promover “a otimização do processo”.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Previsão de vacinação

Na terça-feira (29/12), o Ministério da Saúde (MS) revelou à imprensa que a previsão para começar a vacinação contra a Covid-19 em território nacional seria entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro do próximo ano. Contudo, o órgão do Governo reforçou a necessidade de registro do respectivo imunizante junto à Anvisa.

Nesse sentido, recentemente, a pasta também havia anunciado uma previsão de recebimento de 15 milhões de doses do imunizante de Oxford em janeiro e outras 15,2 milhões em fevereiro de 2021.

Outras reuniões

Por hora, o órgão sanitário já participou de 48 reuniões com laboratórios, justamente, para fornecer informações e acompanhar os antígenos que estão em desenvolvimento, ainda de acordo com as informações publicadas pela revista.

Ainda hoje (30/12), a Anvisa se reuniu também com representantes da Pfizer, novamente para discutir a liberação de uso emergencial do imunizante em território nacional. 

Com exclusividade à equipe de jornalismo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, a Pfizer revelou que “ao longo do encontro, e diante dos esclarecimentos feitos pela Agência, a empresa entendeu que há a possibilidade de a Anvisa modular pontos específicos do Guia de Submissão para Uso Emergencial, possibilitando uma maior agilidade na submissão desse tipo de processo”.

Nesse sentido, a Pfizer destacou que "continuará dando andamento ao processo de submissão contínua junto à Agência, em busca de uma rápida aprovação do registro de sua vacina", concluiu.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Assuntos Regulatórios, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS