A farmacêutica e servidora Meiruze Sousa Freitas (foto: crédito Pedro França - Agência Senado) foi aprovada para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante uma sessão no Senado Federal pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em 19 de outubro de 2020. Desde abril do último ano, que a profissional já ocupava o cargo em condição interina.
A aprovação aconteceu após a realização de uma sabatina, coordenada pelo presidente da CAS, o senador Romário de Sousa Faria. A farmacêutica recebeu 16 votos favoráveis e 1 contrário, segundo informação divulgada pelo portal da Anvisa.
Servidora de carreira da Anvisa, Meiruze já atuou na Agência reguladora como adjunta de diretor, gerente geral de toxicologia e da área de medicamentos. Entre suas habilidades, a profissional é especialista em tecnologia farmacêutica, além de possuir aperfeiçoamento e habilitação em análises clínicas.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Ainda de acordo com informação divulgada pelo portal da Anvisa, a primeira atuação da farmacêutica na Agência reguladora aconteceu em março de 2007, como especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na Gerência-Geral de Medicamentos.
Outros aprovados
Além de Meiruze, também foram sabatinados e aprovados para cargos de direção o advogado Alex Machado Campos (votos: 16 a 1) e a médica Cristiane Rose Jourdan Gomes, que também possui formação em direito (15 a 2).
Permanência do diretor-presidente
Já o diretor-presidente da Agência reguladora, Antônio Barra Torres, também teve sua permanência aprovada pela CAS. Lembrando que ele já exercia essa função desde dezembro de 2019, quando foi indicado para o cargo pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
A sabatina
Segundo a Anvisa, "durante a sabatina, os indicados aos cargos de diretor e diretora responderam a diversas questões relacionadas à atuação do órgão sanitário, como autorização para pesquisa clínica, registro de vacina contra Covid-19 e de medicamentos em geral, além do controle de agrotóxicos e regulação de alimentos".
Além disso, os aprovados também tiveram que responder perguntas sobre o trabalho da Agência com relação ao tabaco e seus derivados, cigarro eletrônico, regulamentação de fármacos à base de cannabis medicinal e desburocratização de processos regulatórios, entre outras questões.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.