Em comunicado oficial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta que recebeu do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe). A informação é sobre a utilização indevida no exterior da marca da empresa nas embalagens de dois medicamentos. Os produtos em questão são o Venatox e o Enzelua 160 mg.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo o órgão sanitário, além de não serem fabricados pelo Lafepe, esses medicamentos não possuem registro na Anvisa, “tratando-se de um caso inequívoco de falsificação”.
“A área de inspeção e fiscalização de medicamentos da Agência informa à população que não há nenhuma evidência de comercialização desses produtos falsificados no Brasil”, destacou a Anvisa em seu portal oficial.
E complementou: “Entretanto, alerta a população, bem como a cadeia distribuidora de medicamentos, sobre o fato e solicita que qualquer oferta desses medicamentos nesta configuração de embalagem [inclusive, em território nacional ] constando o nome do Lafepe, via WhatsApp ou por qualquer outro meio, seja denunciada de imediato à Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária para a adoção das medidas cabíveis”.
Procedimento
Nesse sentido, a Anvisa ainda ressalta que, caso seja identificado alguma unidade em circulação do Venatox e do Enzelua 160 mg, com a marca do Lafepe no País, o consumidor não deve utilizar o produto.
Por fim, a Agência reguladora informa também que é importante comunicar o fato imediatamente à Anvisa, por meio dos canais de atendimento da entidade.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.