Alerta Anvisa: novos códigos de assunto para recolhimento de medicamentos

Alerta Anvisa: novos códigos de assunto para recolhimento de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou os códigos de assunto para peticionamentos eletrônicos relacionados ao recolhimento de medicamentos no Sistema Solicita. Os relatórios postados ou enviados por e-mail somente serão aceitos até sexta-feira (28/8).

Com a modificação, os códigos 11564 e 11585, que tratam, respectivamente, de relatório de monitoramento e de relatório conclusivo, não deverão mais ser utilizados. Além disso, foi inserido no sistema um código para anuência de publicidade contendo alerta à população. 

Os novos códigos são os seguintes:

  • 7701 (Medicamentos) – Relatório de monitoramento de recolhimento (antigo código 11564)
  • 7702 (Medicamentos) – Relatório conclusivo de recolhimento de medicamentos (antigo código 11585)
  • 70656 (Medicamentos) – Anuência para veicular publicidade contendo alerta à população, no prazo e nas condições indicadas pela autoridade sanitária

A Anvisa alerta que esses códigos de assunto específicos devem ser protocolados como petições secundárias ao dossiê de fiscalização. “Assim sendo, os relatórios não têm de ser mais enviados por carta ou e-mail. Os relatórios postados ou enviados por e-mail somente serão aceitos até sexta-feira (28/8)”, frisa a Agência.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

‘Solicita’ agiliza processo

O Sistema Solicita foi desenvolvido para tornar as demandas de usuários aos serviços da Anvisa totalmente digitais. Segundo a Agência, trata-se de uma solução amigável e intuitiva, que tem boa navegabilidade por ser compatível com os principais navegadores.

Além disso, ela “é estável, robusta (já processou petição com mais de 1GB de arquivos sem nenhuma intercorrência), segura (com requisito de validação para a autenticação do usuário) e bastante completa, uma vez que disponibiliza funcionalidades que garantem o acompanhamento de todo o fluxo de uma petição”, descreve a Anvisa. 

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O órgão regulador ainda destaca que a solução para o recebimento eletrônico de documentação conta com uma linguagem moderna, que permite a definição de parâmetros dos formulários eletrônicos de forma rápida, dispensando o desenvolvimento de software para configuração de um novo tipo de inclusão no sistema. 

Em julho, o Solicita completou um ano de implantação. Mesmo antes de comemorar seu primeiro aniversário, já tinha 114 serviços migrados para o ambiente digital e 781 códigos de assunto de petição. “Com a transformação digital, a Anvisa espera reduzir o deslocamento do cidadão aos balcões de protocolo para ter acesso aos serviços públicos e eliminar a entrada de papel”, frisa a Agência.

Os assuntos de petição já migrados para o Solicita podem ser consultados na lista de assuntos de peticionamento eletrônico, acessível no portal da Anvisa. Para mais esclarecimentos, também é possível acessar o Manual do Solicita (versão 1.9).

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, ANVISA

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS