Panvel oferece testes que avaliam até 94 variantes genéticas

Panvel oferece testes genéticos

Recentemente, a rede de farmácias Panvel anunciou, por meio do seu serviço Clinic, a chegada de testes que avaliam até 94 variantes genéticas que apontam predisposições para diferentes problemas clínicos. Para realizar qualquer um deles, o cliente deve solicitar nos meios digitais da companhia, revelou o site Money Times. Resultado sai em até 40 dias.

O serviço conta com três modalidades de testes. A primeira delas, batizada de Treino, aponta dados como capacidade aeróbica, construção de massa muscular e propensão à lesão. Já a Nutri é voltada à análise de pontos ligados ao metabolismo, incluindo resistência à perda de peso, intolerância à lactose e ao glúten, dificuldade no controle de apetite e impacto de substâncias como cafeína, sal e gorduras.

Por fim, a Bem Estar registra a necessidade de ferro e vitaminas, sensibilidade ao sódio e capacidade antioxidante do organismo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento de células, entre outros problemas.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

De acordo com a empresa, a partir das quase cem variantes genéticas avaliadas nos testes é gerando um relatório que o cliente poderá levar ao profissional de saúde e, assim, organizar um planejamento de prevenção e hábitos saudáveis. A Panvel revela que fechou parceria com o hygia bank, banco digital que atua como fintech e healthtech, para oferecer o serviço.

Para fazer o teste genético, basta o cliente solicitá-lo em qualquer meio digital da Panvel. A partir do pedido registrado, ele receberá um kit em seu endereço, no qual haverá um formulário de preenchimento e um envelope para despachar a coleta via Correios.

Segundo a empresa, o conteúdo passará por análise no laboratório português HeartGenetics e, na sequência, os resultados serão organizados por uma equipe médica especializada no Brasil, gerando um laudo para baixar via internet. O prazo de entrega previsto é de até 40 dias.

Farmacêutico também pode solicitar exames laboratoriais

Décadas atrás, o exercício clínico era baseado fundamentalmente na anamnese do paciente. Caso o médico não fechasse o diagnóstico no momento da consulta, formulava algumas hipóteses e solicitava exames para confirmar a expectativa. Hoje a situação praticamente se inverteu, e o exame laboratorial, que até então servia somente para confirmar um diagnóstico, tornou-se o meio principal para fechá-lo.

Com a publicação das Resoluções 585 e 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia, que regulamentam a Prescrição Farmacêutica e as Atribuições Clínicas do Farmacêutico, o profissional de Farmácia poderá solicitar exames de laboratório com a finalidade de acompanhamento farmacoterapêutico. Isso poderá ser feito apenas com o intuito de verificar se o tratamento farmacológico está alcançando a estratégia terapêutica indicada pelo profissional de saúde. É proibida a solicitação de exames laboratoriais para fins de diagnóstico clínico e laboratorial, que é uma atividade exclusiva dos médicos.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já a avaliação dos resultados tem que ser feita por um profissional habilitado. “É de suma importância que o profissional de saúde reconheça e avalie os processos e os diversos aspectos a serem considerados na interpretação de um dado laboratorial, pois, em várias ocasiões, os sintomas do paciente não condizem com os exames laboratoriais”, avalia o professor de pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêuticano ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Alípio Carmo.

Nessa situação, há que recorrer às evidências clínicas, levando em conta também valores de referência, já que existem vários fatores que podem dificultar a interpretação dos resultados. “Um exemplo clássico é a variabilidade biológica (etnia, idade, fase da vida, clima frio, jejum, fatores genéticos). Sendo assim, o profissional de saúde irá se confrontar com o desafio de interpretar resultados laboratoriais com uma mudança significativa nos valores de um exame, e isso pode afetar a sua decisão. Tais situações incluem uma mudança na conduta do tratamento e no acompanhamento do paciente”, completa Carmo.

Leia mais: Análises clínicas: farmacêutico também pode solicitar exames laboratoriais

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Drogarias

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS