Farmácias começarão a oferecer vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19), nos Estados Unidos, a partir de 11 de fevereiro 2021. A iniciativa visa otimizar a campanha de imunização naquele país, aumentando o número de cidadãos americanos vacinados contra o vírus.
Em entrevista coletiva à imprensa, terça-feira (02/02), o coordenador de resposta da Casa Branca para Covid-19, Jeff Zients, relatou que devido às limitações de abastecimento, o programa contará com a participação de 6.500 farmácias em todo o território americano, pois, posteriormente, esse número aumentará para cerca de 40 mil estabelecimentos.
“Isso tornará mais vacinas disponíveis para as pessoas em suas comunidades e é um componente importante para a vacinação equitativa”, explicou ele, segundo matéria divulgada por meio do portal O Globo.
Como irá funcionar?
Por meio do programa, os pacientes poderão marcar suas consultas nas farmácias, pois, desse modo, poderão receber as doses seguindo o cronograma estabelecido de acordo com os seus respectivos grupos prioritários.
Vacinação em farmácias no Brasil
No Brasil, algumas redes já manifestam interesse em participar da imunização contra o novo vírus. Um exemplo disso é a Panvel, que colocou suas unidades no Rio Grande do Sul à disposição da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Para isso, a rede de farmácias já está em contato com 346 prefeituras de cidades daquele Estado, segundo revelou o portal Gaúcha ZH. Além disso, a companhia farmacêutica também já estaria conversando com administrações municipais de regiões do Paraná e Santa Catarina.
Atualmente, a rede atua com cerca de 470 unidades no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com as informações, a Panvel esclarece que, por hora, não há um prazo determinado para o início dessa iniciativa, pois, ainda não houve confirmação de parcerias.
Contudo, a companhia enfatiza que opera com farmacêuticos habilitados e altamente capacitados para realizar a aplicação do imunizante contra o novo vírus nos pacientes, além de contar com uma equipe para dar apoio a esses profissionais de saúde.
Vale reforçar que, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a resolução que regulamentou o serviço de vacinação em farmácias, a Panvel saiu na frente quando vislumbrou a possibilidade em investir na capacitação dos farmacêuticos, por meio de um treinamento In Company, realizado pelo ICTQ- Instituto de Pesquisa e Pós-graduação para o Mercado Farmacêutico.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.