Covid-19: Ministério Público investiga farmácia após propaganda enganosa com medicamento

Covid-19: Ministério Público investiga farmácia após propaganda enganosa com medicamento

Uma farmácia de Florianópolis, que anunciava uma propaganda enganosa com o medicamento nitazoxanida, afirmando que o produto seria um "tratamento precoce comprovado” contra o novo coronavírus (Covid-19) acabou se tornando alvo do Procon, que irá solicitar uma investigação ao Ministério Público (MP) sobre o caso.  A ação de inspeção, que ocorreu no domingo (24/01), aconteceu baseada no fato de que o produto não é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a terapia da doença, por isso a publicidade nessa situação é ilegal.

Por meio de uma medida cautelar, apresentada pelo órgão de defesa do consumidor, os fiscais exigiram a retratação do estabelecimento em até 24h, contadas a partir da data de inspeção, sob pena de interdição e multa diária de R$ 10 mil. Além do Procon, representantes da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Farmácia de Santa Cataria (CRF-SC) também estiveram no local.

publicidade inserida(https://www.contabilizei.com.br/abrir-empresa/sao-paulo/b/?utm_source=kwanko&utm_medium=parceiro&utm_campaign=SP_Custo_Zero&utm_content=banner_novembro)

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A propaganda era realizada por meio de um adesivo colado no balcão de atendimento da farmácia.  Segundo informações da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, após denúncias e repercussão do caso na imprensa, a publicidade foi retirada do estabelecimento.

O medicamento

A ação foi baseada no fato de que ainda não há comprovação científica definitiva sobre os efeitos da nitozoxanida no tratamento da doença, pois, por hora, apenas alguns estudos foram realizados com o fármaco, mas não há aprovação ou indicação para a terapia da Covid-19 por meio de órgãos reguladores em território nacional.

De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Florianópolis, Gabriel Meurer, que participou da inspeção ao estabelecimento com o Procon, "por mais que o medicamento possa ser vendido sem receita e utilizado por quem considerar adequado, a farmácia põe em risco a saúde e a segurança dos consumidores com este anúncio".

Próximas medidas

Além da retratação, o estabelecimento farmacêutico terá 10 dias para prestar esclarecimentos sobre o uso do adesivo, segundo o portal NSC Total. Nesse sentido, os argumentos apresentados serão analisados pelos órgãos de fiscalização (MP e CRF-SC) e a farmácia poderá, ainda, ser denunciada e multada com base no Artigo 56, inciso I do Código de Defesa do Consumidor.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Varejo Farmacêutico, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS