A polícia civil localizou uma farmácia clandestina, que funcionava sem a presença de um farmacêutico, com mais de 3 mil medicamentos que seriam comercializados de forma ilegal. A ação aconteceu no Parque Santa Tereza, em Jandira, São Paulo, na última quinta-feira (24/09).
A investigação começou após os agentes da Delegacia do Meio Ambiente de Carapicuíba (SP) receberem uma denúncia que informava a existência de um local que estaria dispensando medicamentos à população.
Inicialmente, os policiais foram até esse primeiro endereço indicado e constataram que a denúncia era real, pois, funcionava em um pavimento térreo de uma residência e havia várias caixas de fármacos expostas em prateleiras, como se fosse uma farmácia. No local, um homem foi detido em flagrante.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo a polícia, o suspeito alegou que a responsabilidade dos medicamentos era de uma ‘Organização Não Governamental’ (ONG), por isso, a equipe foi até o local indicado pelo homem e constatou que no endereço também não havia nenhum farmacêutico responsável, nem qualquer documentação da vigilância sanitária que autorizasse o funcionamento.
Além dos 3 mil medicamentos, também foram encontrados quatro tambores com álcool e 140 seringas. Um detalhe importante é que alguns fármacos, inclusive, necessitavam de prescrição médica para dispensação. Segundo informação do portal Web Diário, muitos produtos estavam descritos como ‘amostra grátis’.
Na ‘ONG’, outros dois suspeitos (um homem e uma mulher) foram detidos. A polícia apreendeu todos os produtos e encaminhou para perícia.
Próximos passos
Todos os suspeitos (os dois homens e a mulher) foram indiciados e o caso foi registrado como furto qualificado. Além disso, com o andamento das investigações os suspeitos poderão responder por distribuição ilegal de medicamentos.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.