Um homem, que não teve identidade revelada, foi preso acusado de exercer, ilegalmente, a profissão de farmacêutico em Porto Esperidião, em Mato Grosso. O suspeito disse que comprava os medicamentos no município de Cáceres para revendê-los em uma farmácia irregular que mantinha, mas que foi fechada pela Polícia Civil.
A investigação começou após as autoridades daquela cidade receberem denúncias de que o acusado possuía uma farmácia ilegal, onde ele atendia como farmacêutico, mas sem ter a devida graduação necessária para a profissão. Segundo o portal Pnb online, o acusado também dispensava vários medicamentos que necessitam de prescrição, sem receita médica.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Para disfarçar, a farmácia ilegal não tinha fachada que identificasse a finalidade daquele estabelecimento. Segundo a polícia, ao entrar no local os policiais visualizaram uma prateleira onde vários medicamentos estavam disponíveis e expostos à comercialização.
O falso farmacêutico revelou aos policiais que era o proprietário do estabelecimento e confessou que não possui graduação em Farmácia, além disso, ele confirmou que comprava os medicamentos para revendê-los.
De acordo com o delegado que investiga o caso, Edson Pick, todos os produtos encontrados foram apreendidos e serão encaminhados para perícia: “Medicamentos vencidos e descartados serão destruídos pela Vigilância Sanitária. Os demais que estiverem aptos para utilização serão apresentados ao juízo para doação ao município de Porto Esperidião”, revelou ele ao portal.
Próximos passos
Após a inspeção no estabelecimento, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Porto Esperidião, onde foi interrogado e autuado em flagrante por exercício ilegal de farmácia. Ele também poderá responder por disponibilizar à venda produtos que necessitam de controle especial sem as devidas autorizações, além de crime contra a regulamentação tributária.
Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.