Esqueça o e-commerce para a farmácia independente

Esqueça o e-commerce para a farmácia independente

Com a crise ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), as farmácias estão protagonizando um papel fundamental nos cuidados com a saúde da população. Muitas implementações foram realizadas na assistência ao paciente, como, por exemplo, o crescimento do serviço delivery nesses estabelecimentos. Contudo, para especialistas do setor essa não é uma nova tendência para ser implementada nas farmácias independentes.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa Konduto, as farmácias registraram um aumento de pedidos nas vendas on-line de 75%, entre 15 e 25 de março. No entanto, o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia, explica que esse dado é normal em meio ao atual momento da pandemia, pois, as pessoas estão seguindo as recomendações de evitar aglomerações.

"Qualquer número que a gente olhe de e-commerce e delivery [nesse período] vamos constatar um aumento exponencial. [Mas] claramente, para o varejo independente, o conselho que eu dou é: esqueçam o e-commerce. O e-commerce não é para o varejo independente, ele existe focado em no máximo dez redes que possuem uma horizontalização de lojas no Brasil inteiro, que têm a possibilidade de entregar em qualquer cep”, disse ele, em entrevista ao canal Farmacon.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Tamascia ainda destaca a questão do estoque: “Obviamente [se você é uma grande rede] tem a facilidade de ter uma integração do estoque em uma base central, em que o consumidor também consiga visualizar isso".

Ele continua: “Uma farmácia independente, mesmo que seja uma rede de associativismo, mas que tem os CNPJs individualizados, o e-commerce não é uma solução, porque não é possível integrar o estoque em tempo real de todas as farmácias à precificação individualizada. E muitas vezes você pode receber um pedido de um cep muito distante, sendo que não possui logística para isso", enfatiza.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Não há muitas mudanças

Segundo Tamascia, os serviços por delivery não fazem tanto sentido, pois, como no Brasil existe mais de 80 mil farmácias, a população sempre tem um estabelecimento por perto: “Ninguém anda mais de 200 metros para encontrar uma farmácia”, ressalta.

No entanto, ele explica que esse tipo de serviço já representava, antes da pandemia, cerca de 10% das vendas da Febrafar. "Atualmente, talvez esteja representando 20%, porque as pessoas não estão saindo de casa. Quando voltar (acabar a pandemia) talvez a gente fique na casa dos 15%. Aumentou um pouco, sim, mas a gente continua sendo um varejo presencial".

Por fim, Tamascia pontua que algumas tendências, como a questão do delivery e da prescrição eletrônica, por exemplo, já estavam acontecendo antes da pandemia. "Não tem tanta transformação assim. É que agora, tudo que vier pela frente vão associar ao coronavírus, mas [tudo isso] já estava acontecendo".

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS