Em atitude inesperada, o Ministério da Saúde anunciou que pretende comprar ‘todas as vacinas disponíveis" dos laboratórios Pfizer/BioNTech e Janssen-Cilag, braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson, para imunizar os brasileiros.
A informação foi dada pela pasta à CNN, nesta quarta-feira (03/03). De acordo com o canal, o Governo declarou que a ordem para a compra foi fada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que se reuniu, de forma online, com representantes da Pfizer, entre eles, a presidente da marca no Brasil, Marta Díez.
No entanto, ainda não foi divulgada a quantidade exata de doses que o órgão deseja comprar. A falta dessa informação se dá porque isto dependerá dos estoques disponíveis das farmacêuticas, conforme revelou uma fonte próxima a Pazuello à CNN.
"O número de doses vai depender de quanto as farmacêuticas poderão disponibilizar. Mas intenção é comprar todas as doses disponíveis".
Até o momento, a vacina da Pfizer com a BioNTech é o único imunizante que obteve a aprovação definitiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no País. Porém, o Governo não adquiriu a compra efetiva de nenhuma dose delas.
Em contrapartida, o Brasil segue seu cronograma de vacinação aplicando as doses da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca, ambas possuem a autorização de uso emergencial da Anvisa.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Negociação Brasil e Pfizer
A negociação com a Pfizer foi iniciada no segundo semestre do ano passado. Porém, o Governo se recusou a concordar com uma cláusula do contrato, que dispensaria a Pfizer de arcar com o custo decorrente de eventuais efeitos colaterais. Essa discordância travou as negociações entre as partes.
O curso mudou quando, em 02/03, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que, se aprovado, permitirá que a União, estados e municípios possam assumir essa responsabilidade sem que os gestores sejam pessoalmente responsabilizados por danos ocorridos.
Além disso, cabe ressaltar que a nova articulação do Ministério da Saúde aconteceu um dia após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar que vai comprar 20 milhões de doses da vacina da Pfizer e outros 20 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.
Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.