Bolsonaro cancela indicação para diretoria da Anvisa após suspeita de irregularidade

Bolsonaro cancela indicação para diretoria da Anvisa após suspeita de irregularidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro, resolveu retirar a indicação de Roberto Ferreira Dias para exercer o cargo de diretor na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação repercutiu na imprensa após uma mensagem publicada na edição de hoje (27/10), no Diário Oficial da União (D.O.U.), mostrar o pedido ao Senado para tirar a solicitação de tramitação.

Essa decisão teria sido definida após a divulgação da informação de que Dias assinou um contrato de R$ 133 milhões para compra de 10 milhões de kits de reagentes utilizados em testes da Covid-19 que estão sob suspeita de irregularidades. Segundo matéria divulgada por meio do jornal ‘O Globo’, quem sinalizou essa informação ao Tribunal de Contas da União (TCU) foi o próprio Ministério da Saúde (MS).

“Conforme explanado por um dos integrantes da Diretoria de Integridade (Dinteg), a partir da documentação relacionada à contratação, é possível verificar a existência de indícios de irregularidades na contratação”, detalhou a equipe técnica do TCU em relatório de acompanhamento das ações do MS.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o portal Poder 360, no relatório do TCU, os técnicos também pontuaram outros problemas no contrato, como, por exemplo, em relação à análise de uma solicitação de reconsideração da contratação, feita por uma empresa concorrente.

“Chamou a atenção, ao longo do processo de aquisição, as diversas alterações na especificação do objeto a ser contratado, o que provocou diversas idas e vindas do projeto básico entre a área demandante e a área responsável pela compra para modificação desse documento, o que evidencia a falta de planejamento e coordenação”, ressalta.

Essa revogação da indicação de Dias foi possível, pois, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado ainda não havia realizado a sabatina dele, tendo aprovado, por hora, apenas os nomes de quatro novos diretores para a Anvisa: o médico e contra-almirante Antônio Barra Torres, que foi confirmado como diretor-presidente do órgão sanitário, posto que já estava ocupando interinamente. Já como diretores foram aprovados: a farmacêutica Meiruze Sousa Freitas; a média Cristiane Rose Jourdan; e o Alex Machado Campos o advogado Alex Machado Campos.

Quem é Dias?

Um detalhe importante é que Dias atua como diretor do departamento de logística do MS, cargo que ocupa desde 2019, ainda na gestão de Luiz Henrique Mandetta. Na Anvisa, ele iria substituir a farmacêutica Alessandra Bastos Soares, cujo mandato na Agência reguladora termina em 19 de dezembro de 2020.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS