Bolsonaro testa positivo para Covid-19

Bolsonaro testa positivo para Covid-19

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada em coletiva à imprensa, nesta terça-feira (07/07). Na segunda-feira (06/07), ele foi atendido no Hospital das Forças Armadas (HFA), após apresentar alguns sintomas comuns em pacientes infectados pela doença, como febre de 38°C e mal-estar.

Com o diagnóstico, caso não seja necessária internação para o tratamento, o presidente deverá permanecer durante 14 dias em isolamento domiciliar e tratamento como determina o protocolo do Ministério da Saúde (MS).

Medicação sem diagnóstico

Mesmo antes de ter a confirmação do diagnóstico, Bolsonaro já começou a tomar hidroxicloroquina com azitromicina, segundo O Globo. Contudo, não foi confirmado se o presidente continuará com esse tratamento.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Vale destacar que não existe comprovação científica sobre a eficácia de nenhuma das duas substâncias. Inclusive, no sábado (04/07), a Organização Mundial da Saúde (OMS) encerrou, definitivamente, um estudo com hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19, alegando que o medicamento não apresentou resultados significativos na redução da mortalidade pela doença.

Conversa com apoiadores

Ao retornar ao Palácio do Alvorada, pouco depois de ir ao hospital realizar os testes, mesmo sem saber do diagnóstico, Bolsonaro não hesitou em conversar com apoiadores: "Não pode chegar muito perto, não. Recomendação (para) todo mundo", disse ele, em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Ele continuou: "Estou evitando [contato], porque vim do hospital agora. Fiz uma chapa (exame de raio-x) de pulmão. Tá limpo o pulmão, está certo? Fui fazer exame da Covid-19 agora há pouco, mas tá tudo bem", complementou ele.  

Informações desencontradas

Mesmo o presidente tendo sido atendido no HFA, fontes da Defesa destacaram que ele não realizou o teste para Covid-19 naquele hospital. Segundo informação divulgada pelo UOL, o exame para o diagnóstico teria sido realizado no Alvorada, residência oficial da presidência da República.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1716-farmacia-clinica-todas-as-dores-sao-iguais)

Sem máscara

Apesar do uso de máscara ser uma das principais medidas indicadas pelas organizações de saúde, no último sábado (04/07), Bolsonaro almoçou com o embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, em Brasília, e apareceu em diversos momentos sem utilizar o item.

No evento, o presidente foi acompanhado por diversos ministros de sua equipe e todos posaram para fotos sem usar o equipamento de proteção individual (EPI).

É importante destacar que, recentemente, o presidente também vetou a obrigação de órgãos, entidades e estabelecimentos de afixar cartazes sobre a forma correta de usar a máscara.

Exames anteriores

Não é a primeira vez que o presidente realiza testes para Covid-19. Desde março de 2020, Bolsonaro já realizou alguns exames para diagnosticar a doença.

O teste, inclusive, foi alvo de uma disputa jurídica em que Bolsonaro foi intimado a mostrar os resultados, já que ele participou de aglomerações, contrariando recomendações de contenção da proliferação do novo vírus. Na época, para não mostrar os exames que realizou sobre Covid-19, o presidente alegou que sua "intimidade, vida privada, honra e imagem" estavam sendo violadas.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Política Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS