A Hypera Pharma obteve lucro de R$ 305 milhões no primeiro trimestre do ano, o que representa alta de 28% em comparação ao mesmo período de 2020, quando registrou lucro de R$ 238,2 milhões, revelou o site Trademap.
Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) das operações continuadas foi de R$ 362 milhões no período em análise, cifra 45,6% superior sobre o primeiro trimestre do ano anterior, quando havia reportado R$ 248,7 milhões.
Em relação ao lucro líquido das operações continuadas, houve crescimento de 24,1% frente ao mesmo intervalo de 2020, totalizando R$ 307,6 milhões durante os três primeiros meses deste ano. Considerando a receita líquida, o laboratório registrou alta de 43,7% no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, somando R$ 1,17 bilhão.
Nas vendas diretas ao consumidor (sell-out), houve avanço de 11,5%, ou dois pontos porcentuais acima do crescimento do mercado, segundo a consultoria IQVIA, que realiza levantamentos relacionados à área de saúde, revelou o site Infomoney.
“Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela contribuição para a receita líquida do portfólio de medicamentos adquirido da Takeda e da família Buscopan, e pelo crescimento orgânico de 11,5% do sell-out”, informou a Hypera, em nota.
A Hypera registrou fluxo operacional de caixa de R$ 151 milhões (redução de 11,5% ante o mesmo período de 2020), com geração livre de caixa negativa em R$ 3,4 bilhões, principalmente pelo pagamento da aquisição do portfólio de medicamentos da Takeda, líquido da venda do portfólio ex-Brasil e da marca Xantinon, no valor de R$ 3,3 bilhões.
De acordo com a Hypera, as despesas de marketing tiveram crescimento de 17,6% frente ao primeiro trimestre de 2020, somando R$ 214,7 milhões, e as despesas gerais e administrativas apresentaram aumento de 12,1%, atingindo R$ 55,9 milhões.
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A expectativa da empresa para este ano é de crescimento de 15% nas vendas no varejo. “No ano passado, tivemos um impacto negativo no segundo trimestre por causa da pandemia, mas acreditamos que vamos recuperar o desempenho. Ter uma alta em sell-out de 15% é bastante factível”, ressaltou recentemente o presidente da empresa, Breno Oliveira.
Oliveira afirmou ainda que, no ano passado, a Hypera conseguiu imprimir uma gestão de custos mais eficiente e, consequentemente, “mitigar impactos negativos da pandemia”. Prova disso, segundo ele, é o crescimento da receita líquida em 24% no ano.
Já em relação a investimentos, o executivo destacou que a Hypera deverá manter os aportes na expansão de capacidade este ano. Em 2020, a companhia iniciou as obras nas fábricas de vitaminas e de sólidos.“Fizemos um investimento relevante de R$ 450 milhões e deve ser maior este ano. Vai ser o pico de investimentos da empresa”.
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