Com o objetivo de expandir seu negócio e ser líder na nova tecnologia baseada em genes por trás de suas vacinas contra a Covid-19, a farmacêutica americana, Pfizer, pretende utilizar o mRNA - desenvolvido para combater o coronavírus - para atingir outros agentes patogênicos e vírus distintos.
Entretanto, para isso, a farmacêutica trilhará esse próximo passo sozinha, já que, para o desenvolvimento da tecnologia mRNA, a companhia contou com a parceria da alemã BioNTech.
O comunicado desse novo direcionamento foi dado pelo presidente-executivo da companhia, Albert Bourla, hoje (23/03) ao The Wall Street Journal. Em uma entrevista, ele disse que os cientistas e engenheiros da empresa ganharam uma década de experiência no ano passado trabalhando na vacina Covid-19 com a BioNTech e, atualmente, mediante o desempenho da tecnologia, estão prontos para buscar um mRNA próprio.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
“É uma tecnologia que comprovou um impacto e um potencial impressionantes. Somos a empresa mais bem posicionada agora para dar o próximo passo devido ao nosso tamanho e experiência”, disse, Bourla.
Para alcançar o objetivo, a Pfizer ampliará o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, com a contratação de, pelo menos, 50 cientistas, e aproveitará a nova rede de fabricação de mRNA montada no ano passado.
Até o momento, a farmacêutica ainda não deu detalhes sobre quais vírus pretende mirar com o seu mRNA.
Ampliação do uso do mRNA na proteção à saúde
O farmacêutico e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, vê a iniciativa da Pfizer como positiva e sinaliza que a utilização do mRNA em outros vírus contribuirá para ampliar a proteção à saúde.
“Acredito que todos os esforços envidados pelas empresas para pesquisa e produção de vacinas contra o novo coronavírus são genuínos e o uso de mRNA tem sido bastante estudado por muitas delas, por meio de engenharia genética, revelando um novo alvo para vacinologia, contribuindo para o aumento do acesso a vacinas e proteção da população”.
Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.