Em reforço com o seu posicionamento global de sustentabilidade, a Eurofarma celebra a marca de 28 milhões de medicamentos com o seu selo +Verde, sendo 14,2 milhões deles levados ao mercado apenas em 2020, conforme divulgado pela própria farmacêutica.
O +Verde foi lançado em 2018. O selo está inserido na embalagem de alguns medicamentos, garantindo que esses produtos causam menos impacto ao meio ambiente.
Um dos diferenciais está na embalagem interna (blister – também conhecida como primária), que reveste os medicamentos e tem contato direto com o composto químico. Nesses produtos os próprios consumidores podem realizar a descontaminação das embalagens em suas residências, para então, encaminhá-las à coleta seletiva.
A mudança, que tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é uma iniciativa inédita e inovadora no mercado farmacêutico.
Além disso, o selo +Verde tem ainda embalagens secundárias mais sustentáveis, que são compostas com até 30% de papel reciclado. E da mesma forma, a descontaminação pode ser feita diretamente pelo consumidor.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Entre os produtos que já levam o selo +Verde estão os medicamentos Astro® comprimido, Astro® suspensão, Azitromicina e Selene®. A linha vai aumentar logo mais, pois a Eurofarma declarou que lançará novos medicamentos com o selo sustentável até o final do ano.
Na Momenta, empresa do Grupo Eurofarma, o Minilax® também leva o +Verde, ele tem polietileno verde em sua embalagem (bisnaga), produzido a partir da cana de açúcar.
Descarte correto de medicamentos
Em relação ao descarte desses produtos, a Eurofarma tem uma parceria pioneira com o Grupo Pão de Açúcar. Essa iniciativa consiste em estimular que as pessoas descartem corretamente os medicamentos e deem o destino ideal para embalagens primárias, medicamentos vencidos e materiais perfurocortantes, como agulhas e ampolas.
Os coletores para o descarte estão espalhados pelas drogarias do Grupo em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.