A indústria farmacêutica Pfizer está sendo processada pelo governo italiano devido ao atraso na entrega de suas vacinas (desenvolvidas com a BioNTech) contra o novo coronavírus (Covid-19) para aquele país. O anúncio sobre a abertura da ação foi feito pelo comissário responsável pela pandemia na Itália, Domenico Arcuri, após uma reunião com governadores e autoridades de saúde regionais.
Segundo Arcuri, a proteção da saúde dos cidadãos italianos não está em negociação. Nesse sentido, o comissário reforçou ainda que a campanha de vacinação não pode ser prejudicada, principalmente, para aqueles que precisam receber a segunda dose do imunizante.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
A medida anunciada pelo governo italiano veio logo após um recente comunicado da Pfizer, em que a companhia farmacêutica divulgou que iria reduzir o volume de vacinas exportadas temporariamente, para que consiga cumprir uma meta de produzir dois bilhões de doses do imunizante programados para este ano.
Motivo da redução
Segundo a CNN, a Pfizer cortou pela metade o volume de imunizantes contra a Covid-19 que entregará a alguns países membros da União Europeia. Nesse sentido, a porta-voz da Pfizer na Dinamarca, Line Fedders, explicou o que levou a essa redução na entrega das doses.
Segundo ela, a ampliação de uma fábrica da farmacêutica em Puurs, na Bélgica, “pressupõe a adaptação das instalações e processos da fábrica, o que requer novos testes de qualidade e aprovações de autoridades".
Por isso, “como consequência, menos doses estarão disponíveis para os países europeus no final de janeiro e início de fevereiro [de 2021]”, afirmou a porta-voz, em comunicado enviado à agência de notícias Associated Press. Ela completou: “Essa redução temporária afetará todos os países europeus”.
A fábrica da companhia farmacêutica na Bélgica é responsável pelo fornecimento de todas as doses do antígeno contra a Covid-19 entregues fora dos Estados Unidos, incluindo o Canadá, país que também confirmou que foi afetado com as medidas da Pfizer.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.