Segundo o diretor-presidente da Roche, Severin Schwan, há expectativas muito elevadas pela espera de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (Covid-19) ainda para este ano. Nesse sentido, o CEO falou com cautela sobre o assunto em entrevista à Bloomberg TV.
“É completamente irreal esperar que uma vacina contra a Covid-19 esteja amplamente disponível até o fim deste ano [2020], sendo que a maioria das pessoas, provavelmente, não terá acesso a uma injeção até o segundo semestre de 2021", explicou.
Gestão dos testes
Schwan pontuou ainda que as empresas farmacêuticas precisam ter tempo para testar seus potenciais antígenos contra a doença, em uma quantidade significativa de voluntários, pois, é preciso ter certeza sobre a segurança e eficácia de suas vacinas em desenvolvimento. Para ele, apenas após essa etapa que se deve aumentar a produção.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Vale ressaltar que a Roche não está desenvolvendo uma substância imunizante contra o novo vírus, entretanto, firmou uma parceria com a Regeneron Pharmaceuticals para criar um potencial tratamento. “Há um perigo aqui, porque se você estabelecer expectativas erradas, as pessoas ficam frustradas e desistem”, destacou o executivo.
Pedido
Nesse sentido, Schwan também reforçou a tese de outros analistas do setor, pedindo uma perspectiva mais realista sobre o assunto vacinas, já que o aumento dos casos e as medidas de isolamento mais rígidas contra a Covid-19 já são fatores que acabam alimentando a frustração da população. Portanto, a desilusão com potenciais antígenos poderia ser mais um agravante.
Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.