As indústrias farmacêuticas Eli Lilly e a Amgen divulgaram, na quinta-feira (17/09), que firmaram uma parceria para trabalhar nos tratamentos de anticorpos contra o novo coronavírus (Covid-19). A ideia das duas empresas é aumentar a capacidade de fornecimento global de algum potencial medicamento eficaz contra o vírus.
“Por meio dessa colaboração, as duas empresas terão a capacidade de aumentar rapidamente a produção e atender a muito mais pacientes em todo o mundo, caso uma ou mais terapias de anticorpos da Lilly tenha sucesso em testes clínicos e receba aprovação regulatória”, afirmaram as indústrias em comunicado conjunto à imprensa.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Esse anúncio veio após a Eli Lilly divulgar, na quarta-feira (16/09), que resultados preliminares revelaram que seu novo medicamento experimental, com base em anticorpos e derivado do sangue de um sobrevivente do novo coronavírus, nos Estados Unidos, foi capaz de reduzir a taxa de internação de pacientes diagnosticados com a doença, em testes em que a substância foi comparada a um placebo.
A terapia experimental, LY-CoV555, foi administrada em um estudo de fase 2 em pessoas que tinham pouco tempo de diagnóstico positivo para a doença, com sintomas leves ou moderados, e que não estavam internadas. Esses pacientes receberam uma única dose de infusão intravenosa do fármaco da Eli Lilly ou de um placebo.
Nesse sentido, a companhia destaca que apenas cinco entre os 302 voluntários que receberam a injeção com o fármaco, ou 1,7%, tiveram que ser, posteriormente, hospitalizados ou, ao menos, passaram por um pronto-socorro. Já em comparação com aqueles que tiveram acesso ao placebo, nove entre 150 pessoas precisaram de internação, ou seja, 6%. Para os próximos passos, espera-se que os dados completos sejam publicados em uma revista revisada por pares.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.