A indústria farmacêutica Hetero Drugs anunciou o lançamento do medicamento favipiravir (que será comercializado com o nome de Favivir) para tratar casos de pacientes com sintomas leves e moderados do novo coronavírus (Covid-19). A divulgação à imprensa foi feita ontem (29/07), em Nova Délhi, na Índia.
A companhia é uma das principais indústrias farmacêuticas em território indiano e obteve aprovação para produzir e comercializar o medicamento naquele país pelo órgão Controlador Geral de Medicina.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo a Hetero Drugs, a aprovação "facilita a acessibilidade ao tratamento para um número significativo de pacientes com Covid-19, com sintomas geralmente leves a moderados".
O preço
O fármaco será comercializado pelo valor de 59 rupias (equivalente a R$ 4) por comprimido, sendo vendido apenas com apresentação de receita. De acordo com a empresa farmacêutica, atualmente, o Favivir já pode ser encontrado em todas as farmácias de varejo e hospitalares na Índia.
Outras empresas
Além da Hetero Drugs, outras empresas que fabricam medicamentos também conseguiram autorização dos órgãos sanitários de saúde em território indiano para produzirem o favipiravir.
Outra indústria farmacêutica indiana que também obteve êxito com o favipiravir foi a Glenmark Pharmaceuticals. Em 22 de julho de 2020, a companhia divulgou à Agência Reuters que sua versão antigripal do medicamento, que recebeu o nome de FabiFlu, se mostrou promissora em um teste de estágio avançado em 150 pacientes com infecções por coronavírus entre leves e moderadas.
Dados divulgados pela empresa farmacêutica revelaram que, entre os pacientes que receberam o medicamento, 29% se curaram de forma rápida da Covid-19, sendo que 70% conseguiram se recuperar até o quarto dia do estudo clínico.
Na ocasião, a Glenmark também reforçou que sua versão do favipiravir é mais econômica e eficaz do que outros medicamentos disponíveis no mercado aprovados para uso emergencial no tratamento de Covid-19, segundo informou a IndiaTV. Vale lembrar que o produto desenvolvido pela empresa farmacêutica indiana é uma versão genérica do Avigan da Fujifilm Toyama Chemical, do Japão.
Casos no país
Outro detalhe importante que deve ser levado em consideração é que o lançamento da droga no combate à doença aconteceu no momento em que a Índia ultrapassa o número de 1,5 milhão de infectados pelo novo vírus naquele país, se tornando um dos epicentros da pandemia, ficando atrás apenas do Brasil e dos Estados Unidos.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.