A lendária marca de fotografia Eastman Kodak vai começar a fabricar produtos farmacêuticos e medicamentos, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ao anunciar a novidade, a empresa destacou que a iniciativa deverá gerar 360 empregos diretos e 1.200 indiretos.
"Ao alavancar nossa vasta infraestrutura, nossa profunda experiência na fabricação de produtos químicos e nossa herança de inovação e qualidade, a Kodak desempenhará um papel fundamental no retorno de uma cadeia de suprimentos farmacêuticos americanos e confiáveis", disse o executivo-chefe da empresa, Jim Continenza, em comunicado à imprensa.
A iniciativa foi financiada por um empréstimo realizado junto à Corporação Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento dos Estados Unidos (DFC), que forneceu o dinheiro para a criação da Kodak Pharmaceuticals, que "produzirá componentes farmacêuticos que foram identificados como essenciais, mas caíram em uma escassez crônica nacional", destacou a companhia no informativo.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo a agência France Presse, a Kodak assinou uma carta de interesse com a DFC, na terça-feira (28/07), informando que produzirá "até 25% dos ingredientes farmacêuticos ativos usados em medicamentos genéricos não biológicos e não antibacterianos".
Esse financiamento concedido pela DFC é o primeiro realizado logo após o presidente americano, Donald Trump, assinar um decreto executivo, em maio de 2020, incentivando a fabricação nacional de produtos necessários para combater o novo coronavírus.
Segundo a DFC, apesar dos americanos consumirem cerca de 40% dos insumos usados para desenvolver medicamentos genéricos em todo o mundo, apenas 10% dessa quantia são fabricadas nos Estados Unidos.
"Temos o prazer de apoiar a Kodak nesse novo e ousado empreendimento", declarou o diretor da DFC, Adam Boehler. "Nossa colaboração com esta empresa americana icônica promoverá saúde e segurança em nosso país e no mundo", completou.
A Kodak
Fundada em 1888, a Kodak tem sua sede em Nova York, contudo, tornou-se reconhecida em todo o mundo no setor de fotografia. No entanto, em 2012, a empresa foi atingida pela crise e pelos avanços tecnológicos, ocasionados, principalmente, com a transformação digital causada pelos smartphones. O prejuízo foi tão impactante na companhia, que foi necessário pedir proteção à lei de falências dos EUA, após não conseguir arcar com suas despesas.
Em relação à nova empreitada, a companhia destaca que decidiu expandir seu ramo de atuação e sua linha de produtos tradicionais para apoiar à resposta dos Estados Unidos à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.