Indústria farmacêutica aposta em mercado de autoteste de HIV

Indústria farmacêutica aposta em mercado de autoteste de HIV

A Genomma Lab resolveu apostar em um novo segmento do mercado farmacêutico: o de autotestes. Os testes em geral têm sido bastante comentados, em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19). Contudo, o autoteste que foi colocado à venda nas farmácias por meio da empresa farmacêutica é para detecção do vírus HIV.

Em território nacional, cerca de 10 mil farmácias receberam entre quatro e seis unidades do autoteste desenvolvido pela companhia americana OraSure Technologies. O exame detecta a presença do vírus por meio de fluido oral. Segundo informação divulgada pelo Valor Econômico, os produtos ficam colocados à venda de maneira discreta nas prateleiras dos estabelecimentos farmacêuticos, ao lado dos preservativos.

“É a primeira vez que trabalhamos com um produto de autoteste. É uma aposta importante, mas o foco continuará sendo os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e cuidados pessoais”, revelou o diretor-geral da Genomma Lab no Brasil, Gustavo Abreu, ao jornal.

HIV no Brasil

De acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), cerca de 135 mil pessoas são soropositivas e não sabem em todo território nacional. “O número de casos cresce 700% por ano, especialmente, na população com idade entre 18 e 25 anos, e acima de 45 anos. São 40 mil novos casos”, destaca a diretora de marketing da Genomma Lab, Cinthia Ribeiro.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, o autoteste pode contribuir muito para auxiliar na descoberta do diagnóstico final, que só é comprovado por meio de outros exames. Dessa forma, proporciona ao paciente a possibilidade de começar o tratamento o quanto antes.

Para Cintia, a privacidade que a pessoa tem ao poder comprar o autoteste na farmácia é um fator a ser considerado, pois, pode auxiliar o paciente na descoberta da infecção em estágio inicial. “O OraQuick [nome dado ao teste] é aprovado pela FDA (agência americana que regula alimentos e medicamentos) e recebeu o aval Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2018. É usado, inclusive, na África pela fundação Bill & Melinda Gates”, ressaltou.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1716-farmacia-clinica-todas-as-dores-sao-iguais)

Mercado

Segundo dados da consultoria especializada no mercado farmacêutico, IQVIA, esse nicho de mercado ainda tem muito que expandir no Brasil. Em 2019, movimentou somente R$ 3,7 milhões.

Contudo, a Genomma Lab segue confiante no sucesso do produto. O Brasil é o primeiro País, entre outros dezoito em que a companhia mexicana atua, a receber o autoteste. Segundo a empresa, a meta é aumentar, no mínimo, em cinco vezes os 48 mil testes do tipo feitos, anualmente, em território nacional.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Indústria Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS