Montadoras de veículos instaladas no Brasil resolveram utilizar parte de sua estrutura de produção, paralisada por conta da pandemia do coronavírus, para fabricar máscaras, impressas em equipamentos 3D, e respiradores.
A PSA, detentora das marcas Peugeot e Citroën, vai usar impressora 3D para fazer protetores faciais. A máscara é considerada um equipamento de proteção individual (EPI), sendo usada por profissionais que trabalham em hospitais no combate ao coronavírus.
Segundo informa o G1, a empresa vai deixar de produzir modelos como o 2008 e C4 Cactus e adaptar determinadas instalações da fábrica de Porto Real (RJ) para a confecção de protetores faciais, que serão doados para autoridades de saúde dos municípios da região.
Em geral, a impressora 3D da fábrica da PSA é usada na confecção peças experimentais para veículos que ainda não foram lançados. No caso dos protetores faciais, observou-se que a impressora era capaz de produzir duas das quatro peças necessárias.
O terceiro componente, assim como o corte das peças, serão feitos na cidade vizinha de Resende pela Fablab, oficina escola para estudantes técnicos, fruto da parceria do Senai com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Já a quarta e última peça, um elástico, será comprada de um fornecedor externo pela PSA. A fabricante também ficará responsável pela montagem da peça. Segundo a montadora, quatro funcionários ficarão responsáveis pela produção dos protetores. Eles serão entregues higienizados e já embalados para as unidades de saúde.
Leia mais: CORONAVÍRUS: PACOTE COM 50 MÁSCARAS ESTÁ SENDO VENDIDO A QUASE R$ 800,00
“Até o final da semana, queremos entregar o primeiro lote”, afirmou ao G1 o gerente geral da fábrica da PSA, Charles Costa. Ainda não há uma definição de quantos protetores serão produzidos.
GM vai produzir respiradores
A General Motors anunciou que, em parceria com a Ventec Life Systems, empresa americana de dispositivos médicos, vai produzir nos Estados Unidos respiradores artificiais que são utilizados para doentes com Covid-19 em estado grave.
De acordo com a CNN, a Ventec, que já produz esses tipos de aparelhos, vai utilizar a infraestrutura e o sistema logístico da GM para aumentar a produção dos respiradores.
A GM revelou ainda que, até o final de abril, pretende consertar todos os respiradores que atualmente estão fora de uso no Brasil. Segundo a companhia, foram mapeados até agora perto de 3 mil aparelhos nessa situação em todo o País, mas o número pode chegar a 5 mil.
Nas instalações da GM brasileira, funcionários voluntários, entre engenheiros e técnicos, especializados em elétrica e eletrônica, estão recebendo treinamento específico para a atividade.
Volkswagen empresta veículos
Montadora alemã vai oferecer cerca de 100 veículos ao governo do Estado de São Paulo e para municípios paulistas. O objetivo é que os automóveis sejam utilizados no deslocamento de profissionais de saúde, bem como o transporte de medicamentos e equipamentos de saúde.
A empresa revelou ainda que vai doar aproximadamente 2 mil máscaras do tipo N95 para as prefeituras de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR), cidades onde a companhia tem fábricas.
Outras montadoras, como a Ford, a Mercedes-Benz e a Fiat Chrysler também demonstraram interesse em fabricar os equipamentos, segundo informou o G1.
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.