A gestão é um dos segredos do sucesso do Vonau Flash

A gestão é um dos segredos do sucesso do Vonau Flash

Entre os motivos do grande sucesso do medicamento contra enjoo Vonau Flash, segundo seu criador, o professor e diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Humberto Gomes Ferraz, está o modelo eficiente de gestão. Lançado no mercado em 2005, o produto fez com que sua patente se tornasse a mais lucrativa para a universidade, rendendo R$ 18 milhões, segundo a revista Exame.

Apesar de estar há 15 anos no mercado, somente há dois anos o Vonau Fash teve sua patente aprovada. Ele é produzido e comercializado em parceria com o laboratório Biolab. Para Humberto Gomes Ferraz, o sucesso do produto é a prova de que parcerias entre universidades públicas e empresas privadas podem beneficiar ambos os atores. Em 2018, a patente respondia por 58% de toda a receita da USP com royalties de invenções.

“Para você poder ter sucesso em colocar o que você faz e o seu conhecimento no mercado, principalmente na área de saúde, são as parcerias. Você montar uma indústria farmacêutica para colocar uma medicação no mercado não é viável. O Vonau Flash começou com uma parceria. Nós tínhamos essa expertise e a Biolab tinha essa demanda”, salientou Ferraz.

Outro aspecto destacado pelo professor é que, além da ciência feita no laboratório universitário que criou e onde a medicação foi pensada, era preciso praticar também a gestão de negócios e pessoas.

publicidade inserida( https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Sem uma gestão eficiente fica difícil respeitar algumas medidas importantes de mercado na hora de fabricar uma medicação, argumentou Ferraz à Exame. “Eu descobri que sem gestão, meu laboratório não iria para frente. Formar um pesquisador com conhecimento em gestão de projetos é muito importante”, assinalou.

Ferraz lembra que todos na universidade trabalham por projetos, mas é preciso avançar mais. “Quando você quer dar uma aula diferente, fazer alguma coisa, tudo é projeto, inclusive a nossa carreira, mas pouca gente tem formação em gestão de projetos e lá atrás essa foi uma preocupação minha. Eu senti que precisava conhecer essa administração”.

“A gente aprende muita coisa”, continua o professor, “como a questão dos prazos, como controlar custos, e isso é muito importante na universidade porque a gente acaba se envolvendo com outras coisas, e é importante cumprir os prazos. Você tem metodologia para isso, tem softwares que fazem o cronograma, e tudo isso eu fui conseguindo e aprendendo”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

De acordo com Ferraz, os alunos também se beneficiam disso, porque vão aprendendo as habilidades, conseguem ter ferramentas para que eles avancem nesse ponto. “Formar um pesquisador com conhecimento em gestão de projetos é muito importante e eu levo isso para o pessoal. A ideia é essa. O que trazemos de novo na faculdade é essa preocupação com uma gestão mais profissional e queremos levar esse tipo de conhecimento para a FCF-USP”.

Além das parcerias e da gestão o produto tem que corresponder às expectativas. O diferencial do Vonau Flash em relação aos outros medicamentos de enjoo é bastante simples. Em vez de precisar ser engolido, ele dissolve na boca, o que facilita a administração para crianças ou pessoas que têm dificuldade em engolir comprimidos. Outra grande diferença é o tempo que ele demora para ser absorvido pelo organismo – de 15 a 20 minutos, menos do que outras medicações, conforme apurou a Exame.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, Medicamentos

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS