Um novo tipo de coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong, na China, pode ter a mesma capacidade de se espalhar em humanos que a Sars-CoV-2, que causou a covid-19.
O estudo feito em conjunto pelo Instituto de Virologia de Wuhan e pelo Laboratório de Guangzhou foi publicado pela Revista Nature. A equipe da virologista Shi Zhengli, que trabalhou no Instituto de Wuhan durante a pandemia, foi a responsável por encontrar o vírus HKU5-CoV-2, que usa o receptor Ace-2 para infectar organismos.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Cientistas usaram uma técnica chamada Crio-EM, que utiliza um microscópio potente, para descobrirem o alto risco de transmissão do novo vírus para humanos. “Os merbecovírus de morcegos, que são filogeneticamente relacionados ao MERS-CoV, apresentam alto risco de transmissão para humanos, seja por transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários", diz o estudo.
A íntegra da pesquisa foi publicada na plataforma científica “Cell”. O HKU5-CoV-2 pertence ao grupo dos merbecovírus e embora esteja entre as centenas de tipos de coronavírus, tem maior chance de infectar células humanas devido à forma como se liga à ACE2, assim como o SARS-CoV-2. Considerando que "o risco de ocorrência do HKU5-CoV-2 em populações humanas não deve ser exagerado", cientistas revelaram que há necessidade de uma investigação maior sobre o comportamento do vírus. Após a repercussão da notícia sobre o novo tipo de coronavírus, mercados globais foram impactados, com oscilação do dólar durante o dia.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias